Início   >  Proteínas  >  Séniores – proteínas para...
15-07-2019

Séniores – proteínas para se manter em forma

seniores proteinas Com a idade é frequente constatar uma perda de força muscular. Em 2009, um grupo de investigadores explicou este fenómeno por uma perda de massa magra1. Contrariamente à massa adiposa, esta inclui nomeadamente a massa muscular do organismo. Desde a publicação desta conclusão, foram realizados inúmeros trabalhos para combater a perda de força muscular nos séniores. Um estudo publicado em 2017 na célebre revista Nutrition, sublinha a importância de um aporte adequado em proteínas para recuperar ou manter a forma2.

O papel das proteínas para a manutenção da força muscular

Embora as proteínas sejam conhecidas por serem nutrientes chave para o bom funcionamento dos músculos, os investigadores constataram não existir realmente um aporte recomendado em proteínas para os idosos que desejam manter uma boa condição física. Para avaliar a importância do aporte proteico nos idosos, os investigadores compararam o consumo de proteínas de 50 atletas séniores. Tendo todos participado nos European Master Games de 2011, estes desportistas reuniam 38 homens e 12 mulheres, com idades compreendidas entre os 68 e os 74 anos. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, em função do respectivo consumo de proteínas. O seu aporte proteico foi avaliado com a ajuda de um questionário e confirmado graças à dosagem da relação azoto ureico urinário / creatinina urinária. Os investigadores mediram depois diferentes parâmetros como a composição corporal e a força muscular.

A importância de um aporte adequado em proteínas

As primeiras medições permitiram identificar inúmeras semelhanças entre os vários desportistas séniores. Apesar do aporte proteico diferente, os dois grupos eram por exemplo homogéneos no tocando ao índice de massa magra e de massa adiposa e ao índice de filtração glomerular. Contudo, observaram-se diferenças significativas ao nível da força muscular. Avaliada durante movimentos de extensão dos músculos, a potência muscular variava consoante o consumo de proteínas do indivíduo. Os desportistas séniores que consumiam mais proteínas apresentavam uma melhor força muscular. Esta constatação era particularmente verdadeira ao nível dos músculos das pernas e do tronco. Os investigadores concluíram portanto que um bom aporte proteico poderia contribuir para manter uma boa condição física, desde que esse consumo de proteínas estivesse associado a uma prática desportiva regular.

Este estudo lembra que o envelhecimento não deve ser visto como uma fatalidade. Existem soluções para combater eficazmente os problemas ligados à idade, como a sarcopenia – caracterizada por uma diminuição da massa muscular e uma redução da força muscular. Propiciada pela sedentariedade e pela desnutrição, esta síndrome pode ser limitada com a prática de uma actividade física regular e com bons aportes nutricionais. A este título, este novo estudo confirma a importância de um bom aporte proteico para manter a forma, independentemente da idade. Apreciada pelos desportistas de todos os níveis, a toma de suplementos de proteínas pode revelar-se uma vantagem para manter uma boa condição física.



> Fontes:
1. Debashish K. Dey, et al., Changes in body composition and its relation to muscle strength in 75-year-old men and women: A 5-year prospective follow-up study of the NORA cohort in Göteborg, Sweden, Junho 2009, Volume 25, Edição 6, Páginas 613–619.
2. Filippo Giorgio Di Girolamo, et al., A higher protein intake is associated with improved muscle strength in elite senior athletes, Nutrition, Disponível online 15 Maio 2017.
Descubra também
26-06-2019
A citrulina potencia a síntese proteica muscular
Um novo estudo acaba de demonstrar que a citrulina agiria directamente na síntese proteica muscular, redistribuindo os “fluxos energéticos” para sua vantagem. É precisamente esta...
Saber mais
23-10-2018
Ideias falsas sobre as proteínas
Nos últimos anos as proteínas não têm boa fama entre a população. Regularmente banidas dos nutrientes recomendáveis pelos media, as proteínas gozam no entanto de...
Saber mais
20-04-2015
Sustentar e proteger a sua massa e...
Com a idade, a massa e a força musculares tendem a diminuir; é aquilo a que se chama a sarcopenia. Este termo foi inicialmente definido...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar