Início   >  Fitonutrientes  >  Chá verde – efeitos...
21-06-2017

Chá verde – efeitos preventivos contra a diabetes

Chá verde diabetes Nos últimos anos, o chá verde tem interessado continuamente a comunidade científica. Este entusiasmo explica-se principalmente pelo teor em polifenóis apresentado pelo chá verde. Com efeito, estas moléculas são conhecidas por serem potentes antioxidantes naturais, que permitem combater o stress oxidativo e os danos causados pelos radicais livres. Os investigadores atribuem-lhes inúmeros efeitos protectores, nomeadamente ao nível do coração e do fígado1. Vários estudos mostraram que os antioxidantes do chá verde apresentam um forte potencial terapêutico. Estes compostos podem, por exemplo, contribuir para a prevenção de determinadas doenças metabólicas como a hiperlipidemia ou a diabetes. A este título, os efeitos preventivos do chá verde contra a diabetes foram objecto de um estudo de grande escala realizado no Japão2. Façamos o ponto de situação sobre os resultados promissores deste estudo.

Um estudo de grande envergadura sobre o chá verde

No Japão, uma equipa de investigação avaliou os efeitos da alimentação tradicional no risco de diabetes. Os investigadores interessaram-se em particular pelo consumo de arroz e de chá verde. Na verdade, observações recentes haviam sugerido que um consumo excessivo de arroz poderia constituir um factor de risco para a diabetes. Pelo contrário, vários estudos haviam já concluído que o chá verde tem efeitos protectores contra a diabetes. Para compreender melhor e aprofundar estes resultados, os investigadores conceberam um estudo de coorte envolvendo milhares de idosos japoneses, tanto homens como mulheres. Entre 2010 e 2012, responderam a este estudo mais de 11000 pessoas. Nessas pessoas, a incidência de diabetes foi medida tendo em conta vários parâmetros como o consumo de chá verde e de cereais como o arroz.

Resultados promissores para controlar a diabetes

Publicados na revista Asia Pacific Journal of Clinical Nutrition2, os resultados deste estudo de coorte permitiram confirmar determinadas hipóteses dos investigadores. Constataram por exemplo uma correlação positiva entre o consumo de arroz e o surgimento de diabetes. Observada apenas nas mulheres, esta correlação desaparecia nas que consumiam até 7 chávenas por dia de chá verde. Regra geral, os investigadores observaram menos casos de diabetes nas pessoas que consumiam chá verde. Se é verdade que os resultados sustentam a hipótese de um risco de diabetes nas pessoas que consomem cereais (como o arroz) em excesso, as suas análises permitiram verificar os efeitos protectores do chá verde.

Este vasto estudo de coorte permitiu confirmar o interesse terapêutico do chá verde. Embora os seus mecanismos de acção não sejam ainda todos claros, o chá verde apresenta vários efeitos protectores e preventivos. Os benefícios do chá verde estariam essencialmente ligados ao seu elevado teor em polifenóis. Por esta razão, foram elaborados complementos alimentares para propor um concentrado de polifenóis do chá verde. É, por exemplo, o caso do suplemento (Sunphenon®, formulado a partir de um extracto de chá verde normalizado a 95% de galato de epigalocatequina, um dos polifenóis mais estudados até ao momento.



> Fontes:
1. Jiao H, Hu G, Gu D, Ni X. Having a promising efficacy on type II diabetes, it's definitely a green tea time. Curr Med Chem. 2015;22(1):70-9.
2. Hirata A, et al. Effect modification of green tea on the association between rice intake and the risk of diabetes mellitus: a prospective study in Japanese men and women. Asia Pac J Clin Nutr. 2017 Maio;26(3):545-555.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Sunphenon® EGCg 240 mg

Extracto de chá verde (Camellia sinensis) normalizado a 95% de galato de epigalocatequina
Todo o poder do chá verde, de forma natural!

www.supersmart.com
Descubra também
16-08-2016
A berberina – um activador eficaz e...
Uma alternativa não medicamentosa e segura para prolongar a esperança de vida e silenciar a diabetes tipo II A berberina faz parte das substâncias mais...
Saber mais
10-10-2016
As incríveis virtudes polivalentes da curcuma (2/2)
Na Índia, a curcuma é utilizada para tratar toda uma variedade de indisposições incluindo problemas gastrointestinais, problemas inflamatórios, dores de cabeça, infecções ou constipações. É...
Saber mais
05-12-2016
A glicação – um fenómeno desconhecido do...
A glicação é o terceiro e o menos conhecido dos mecanismos fundamentais do envelhecimento – depois da oxidação e do declínio hormonal. Não somos apenas...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar