Início   >  Fitonutrientes  >  O Top 10 dos...
27-02-2013

O Top 10 dos produtos que disputamos aos EUA

Nos Estados Unidos, a simples menção de uma planta ou de um suplemento natural no célebre programa televisivo de saúde “The Dr Oz Show” faz subir em flecha a quota de popularidade destes suplementos junto dos consumidores. Recentemente, o Dr. Mehmet Oz, cirurgião cardio-torácico e professor na universidade de Columbia, aprovou a utilização de plantas e nutrientes muito diversos, populares ou menos conhecidos, mas que atuam em todo o organismo com um único objetivo: conseguir a longevidade gozando de perfeita saúde!

Se quisermos elaborar uma lista dos suplementos fitonutricionais que fazem sucesso além-atlântico, podemos agrupá-los num “Top ten”.

Dos mais conhecidos….

O alho, o remédio mais antigo contra a hipertensão arterial
De entre as patologias mais comuns, a hipertensão arterial e a hipercolesterolemia integram o pelotão da frente. Contra estas doenças ditas civilizacionais, o bolbo que se revela mais potente continua a ser o alho, que pode agora ser consumido todos os dias sem se ser banido da sociedade, ou seja, na sua forma envelhecida e portanto sem cheiro, com uma potência inegualável.

O Aloe vera, o gel cutâneo cicatrizante
Perfeitamente reconhecido pelas suas capacidades para aliviar e hidratar as peles irritadas, o gel de aloé vera (Aloe barbadensis) revela-se também muito eficaz para reparar as queimaduras cutâneas ligeiras utilizado como cosmético externo.

A Curcuma longa, a especiaria com múltiplos efeitos benéficos
É aos curcuminóides da curcuma e, em particular à curcumina, que devemos os seus múltiplos efeitos benéficos para todo o organismo. Desde a melhoria da função digestiva, passando pelo apoio dos processos de desintoxicação hepática, sem esquecer os seus potentes efeitos anti-inflamatórios a nível das articulações, os extratos normalizados de curcuma longa têm o seu lugar justificado na farmácia natural de base!

O Ginseng panax, a raiz adaptogénica
Base da medicina holística, os extratos de ginseng normalizados em ginsenósidos são particularmente reconhecidos pela sua ação no tónus, na energia, na libido, na redução do stress ou ainda na melhoria do funcionamento do sistema imunitário. Na verdade, esta planta adaptogénica ajuda o organismo a adaptar-se à vida moderna ativa, restabelecendo o equilíbrio físico, emocional e cognitivo.

O Saw palmetto, o aliado dos homens
Também conhecida por palmeira anã, a Serenoa repens é rica em fitoesteróis e em ácidos gordos que parecem bloquear as hormonas que influenciam o tamanho da próstata. Os extratos desta planta são, por isso, utilizados há muitos anos para desimpedir as vias urinárias e aliviar de forma duradoura os sintomas da hipertrofia benigna da próstata. Para os homens com mais de 40 anos, trata-se sem dúvida alguma da melhor escolha preventiva para proteger a próstata.

…aos mais promissores.

A berberina, a nova arma contra a diabetes de tipo 2
A berberina encontra-se na planta Berberis vulgaris. Esta substância pouco conhecida do grande público está prestes a tornar-se a nova arma anti-diabetes pois – ao melhorar a sensibilidade à insulina e ao facilitar o transporte da glicose nas células – permite ao organismo utilizar melhor tanto os açúcares como a insulina e assim baixar a glicémia com tanta eficácia como os medicamentos tipicamente prescritos.

As cetonas de framboesas, contra o excesso de peso
Estudos recentes demonstraram que o consumo dos compostos aromáticos de framboesas, as cetonas, está relacionado com a perda de peso. Com efeito, estas substâncias naturais estimulam a produção de norepinefrina, que aumenta de forma natural a termogénese e, consequentemente, a combustão das gorduras, e de adiponectina, uma enzima essencial que intervém na regulação do metabolismo dos glúcidos e dos lípidos. Mas, para serem eficazes, devem ser tomadas em doses de 100 mg por dia, o que corresponde a quilos de framboesas diariamente! Por essa razão, o recurso aos suplementos é, evidentemente, indispensável.

A astaxantina, o novo carotenóide
Extraída de uma alga denominada Haematococcus pluvialis, a astaxantina revela-se o suplemento “numéro 1” para aliviar a fadiga ocular, provocada nomeadamente pelo trabalho ao ecrã do computador. Além disso, confere uma proteção adicional contra as modificações inflamatórias susceptíveis de agravar a DMLA e reforça as defesas antioxidantes.

O óleo de Krill, o mais rico em Omega 3
Krill (Euphausia superba) é o termo genérico usado para denominar os pequenos camarões encontrados nas frias águas oceânicas, compostos maioritariamente por ácidos gordos omega 3 de cadeia longa como o EPA e o DHA, cujas virtudes anti-inflamatórias e benéficas no plano cardiovascular e emocional estão amplamente demonstradas. Além disso, segundo um estudo recente, este óleo de krill poderá igualmente reduzir a acumulação de gorduras no organismo e, desse modo, propiciar a perda de peso.

As bagas de Esquisandra contra o esgotamento
Os ritmos de vida cada vez mais stressantes, tornam essencial o recurso a substâncias naturalmente calmantes. Horários complicados, problemas de sono, ansiedade… todos estes sintomas podem desaparecer com a utilização de extratos de bagas de esquisandra, que apoiam as glândulas supra-renais, desempenhando assim um papel particularmente importante na libertação das hormonas do stress, nomeadamente o cortisol.

E a última recomendação do Dr. Oz: as fitoceramidas… Ou como estimular um lifting sem o realizar!
Na verdade, as fitoceramidas ajudam a reduzir eficazmente os sinais visíveis do envelhecimento. Como a síntese das fitoceramidas pelo organismo diminui com o avanço da idade, a sua toma oral durante 3 meses melhora consideravelmente a integridade da superfície da pele. Assim… adeus rugas, rídulas, pele seca e comichões! Utilizadas com enorme êxito no Japão desde o início do século, a FDA acaba de aprovar a sua utilização na qualidade de “novo ingrediente”. As fitoceramidas podem ser tomadas isoladamente ou como complemento dos habituais cremes anti-idade.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Ginseng 30%

A planta líder incontestada da medicina chinesa

www.supersmart.com
Saw Palmetto

320 mg de extracto normalizado de palmeira anã

www.supersmart.com
Schisandra Chinensis

Extracto 10:1 normalizado 9% schizandrina

www.supersmart.com
Astaxanthin 4 mg

Potente carotenóide antioxidante com inúmeros benefícios específicos

www.supersmart.com
Descubra também
16-08-2016
A berberina – um activador eficaz e...
Uma alternativa não medicamentosa e segura para prolongar a esperança de vida e silenciar a diabetes tipo II A berberina faz parte das substâncias mais...
Saber mais
21-08-2019
Uma substância anti-envelhecimento produzida após a digestão...
A luta contra o envelhecimento continua. Investigadores que trabalham para uma start-up descobriram os efeitos benéficos da urolitina A 1 , uma substância produzida durante...
Saber mais
20-02-2019
Novidades sobre o ácido alfa-lipóico – o...
Interessa-se suficientemente por nutrição para saber que os antioxidantes são indispensáveis para a nossa saúde. Sabe, por exemplo, que as frutas e os legumes contêm...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar