
A raiz de Astragalus membranaceus revela finalmente, aos olhos de todos, todas as suas propriedades. Conhecíamo-la bem como tónico e estimulante do sistema imunitário devido à sua capacidade de aumentar a síntese dos linfócitos T… e agora descobrimos a sua espantosa capacidade de inverter o processo de envelhecimento do organismo.
Por um processo extremamente complexo e dispendioso, é agora possível extrair, purificar e concentrar – a partir desta planta chinesa – dois princípios activos de estrutura química semelhante, responsáveis pelas suas propriedades surpreendentes:
- O Astragalósido IV, amplamente estudado nos centros de investigação na China e na Europa e
- O Cicloastragenol, uma saponina composta por um conjunto de glicósidos oleosos.
Quais são os mecanismos de acção do cicloastragenol?
Além da sua acção imuno-estimulante reconhecida, o cicloastragenol constitui também, e sobretudo, uma potente arma anti-envelhecimento.
É no interior das células, mais particularmente nas extremidades dos cromossomas ao nível dos telómeros, que se encontra uma das chaves que permitiria aumentar a esperança de vida e atrasar o envelhecimento celular…
Após inúmeras investigações, concluiu-se que o encurtamento progressivo dos telómeros estaria intimamente ligado a inúmeras patologias associadas ao envelhecimento (doenças cardiovasculares, doenças infecciosas, etc.) e seria igualmente indicativo de uma mortalidade precoce nos idosos.
Os telómeros encurtam quando as sequências de divisão celular se multiplicam ou por influência do stress oxidativo. Até à data, este mecanismo de envelhecimento era “inevitável”.
A telomerase é uma enzima nucleoproteica que catalisa a síntese e o crescimento do ADN telomérico e estimula a reparação dos danos causados no ADN.
O
cicloastragenol – capaz de activar e de estimular esta enzima – consegue não só bloquear o encurtamento dos telómeros como também aumentar a sua quantidade, e permitir o seu alongamento e, consequentemente, prolongar a duração da vida celular.
Graças ao seu fraco peso molecular, o
cicloastragenol transpõe facilmente a barreira intestinal. A sua assimilação ideal permite uma eficácia acrescida, apesar da fraca dosagem. A sua toma diária, isolado, associado ao astragalósido IV ou em alternância com este, permite assim dominar o processo de envelhecimento e prolongar de forma natural a esperança de vida.