Início   >  ácidos gordos (ómega 3, ómega 7...)  >  A toma de suplementos...
12-05-2014

A toma de suplementos com ácidos gordos omega 3 associada a um menor risco de morte pelas mais variadas causas

Omega 3 Publicados a 25 de Dezembro de 2013 na revista “Nutrition, Metabolism and Cardiovascular Disease”, os resultados de uma meta análise, que agrupou ensaios aleatórios com a duração de três meses a quase cinco anos, revelam que os pacientes com doenças coronárias que tomam suplementos de omega 3 têm um menor risco de morte, independentemente da causa.

Investigadores da Universidade de Nanjing, na China, relataram catorze ensaios clínicos aleatórios englobando 16 338 sujeitos que tomaram suplemento de omega 3 (EPA e/ou DHA) e 16 318 pacientes dos grupos de controlo (placebo). Avaliaram por essa via os efeitos da toma desse suplemento nos problemas cardiovasculares graves, na morte súbita de origem cardíaca e na morte por várias causas. Os ensaios foram feitos com pacientes que sofriam de aterosclerose coronária, angina de peito, doença coronária, enfarte do miocárdio e insuficiência cardíaca isquémica.

Globalmente, nos períodos de seguimento dos estudos, os participantes que tomaram suplemento em omega 3 apresentaram riscos de problemas cardiovasculares graves ligeiramente reduzidos, comparativamente aos sujeitos do grupo de controlo.
Uma análise diferente, limitada aos indivíduos diagnosticados com uma aterosclerose coronária – antes do surgimento de qualquer crise cardíaca ou de insuficiência cardíaca – revelou uma redução de 51% no risco de problemas cardiovasculares graves com a toma de um suplemento de omega 3, relativamente ao placebo.
Além disso, dosagens mais elevadas em omega 3 (mais de 1 grama por dia) estiveram associadas a uma redução de 22% no risco de problemas cardiovasculares graves.

Os pacientes que tomaram um suplemento em omega 3 apresentaram igualmente, e sobretudo em média, um risco mais baixo: de morrer de causas cardíacas (-13%), de morte súbita de origem cardíaca (-14%) e de morte por qualquer outra causa (-8%), comparativamente aos sujeitos que tomaram o placebo.

“Uma característica impressionante indicada pela nossa meta análise é que a toma de um suplemento em ácidos gordos poli-insaturados omega 3 por pacientes com coronariopatia está associada a uma redução significativa do risco de morte” indicam YT Wen e seus colaboradores.

Observaram também que os benefícios dos omega 3 na doença coronária englobam melhorias ao nível dos lípidos, da tensão arterial, da função cardíaca e vascular, das prostanóides, da coagulação e das respostas imunológicas.

Wen YT, Dai JH, Gao Q. Effects of Omega-3 fatty acid on major cardiovascular events and mortality in patients with coronary heart disease: A meta-analysis of randomized controlled trials. Nutr Metab Cardiovasc Dis. 2013 Dec 25. pii: S0939-4753(13)00308-6. doi: 10.1016/j.numecd.2013.12.004
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Super DHA

310 mg de DHA e 43 mg de EPA por softgel

www.supersmart.com
Super EPA

285 mg de EPA e 39,19 mg de DHA por cápsula de gelatina mole

www.supersmart.com
Super Omega 3

EPA e DHA: um produto o mais natural, puro, potente e estável do mercado

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar