Início   >  Alzheimer (doença de)  >  Uma combinação totalmente inédita...
06-02-2019

Uma combinação totalmente inédita para prevenir a doença de Alzheimer e o declínio cognitivo

declínio cognitivo Em dezembro de 2018, publicámos um artigo intitulado “Elimine a substância gelatinosa que invadiu o seu cérebro” que demonstrava a importância dos ácidos gordos ómega 3 para a preservação do cérebro e a otimização das funções cognitivas ao longo do envelhecimento.


Ao lê-lo, aprendeu várias coisas importantes:


  • O organismo utiliza os ómega 3 de origem alimentar para fabricar gorduras específicas (fosfolípidos).
  • Estas gorduras específicas incorporam-se nas membranas celulares, nomeadamente ao nível do cérebro, tornando-as mais flexíveis, mais fluidas.
  • A fluidez das membranas é indispensável ao bom funcionamento da comunicação nervosa; permite otimizar a transmissão das informações de neurónio em neurónio (por um fenómeno designado transmissão sináptica).
  • Devido a vários fatores recentes (queda do consumo de frutos de casca rija e de peixe, aumento drástico do consumo de ómega 6), as nossas membranas têm cada vez mais falta de ómega 3 e tornam-se rígidas.
  • Esta rigidez acelera o declínio cognitivo perturbando a continuidade das informações nervosas.
  • A toma de um suplemento de ómega 3 permite, em apenas alguns meses, uma incorporação progressiva nas membranas celulares e a recuperação da fluidez.

Um novo estudo revelado numa conferência recente mostra que esta incorporação nas membranas celulares não se faz sempre de forma ideal. Em algumas pessoas, com risco elevado de desenvolver a doença de Alzheimer, há uma etapa no processo que não funciona bem – o fabrico das gorduras específicas que contêm os ómega 3. Com efeito, os ácidos gordos ómega 3 não se integram diretamente as membranas celulares; devem primeiro ser agrupados a outros compostos para formar fosfolípidos, as gorduras que conseguem imiscuir-se nas membranas. E este agrupamento acontece ao nível do fígado!


A equipa de investigadores da Universidade da Pensilvânia mostrou que nas pessoas com deficiência cognitiva ligeira, problemas de memória ou na fase inicial da doença de Alzheimer, o fabrico de alguns destes fosfolípidos (nomeadamente os plasmalogénios, indispensáveis ao bom funcionamento do tecido nervoso) apresentava falhas. Em condições normais, estas gorduras (que contêm os preciosos ómega 3) deixam o fígado e dirigem-se para o cérebro por intermédio dos vasos sanguíneos. Mas, nos casos citados anteriormente, os investigadores constataram níveis circulantes anormalmente baixos, sinal de que a produção ao nível do fígado está alterada.


Para um dos autores, esta redução na produção acompanha verosimilmente o envelhecimento; “com a idade, o fígado pode deixar de conseguir produzir a quantidade suficiente”. Mas vários fatores podem influenciar o seu envelhecimento! Algumas afeções, como a diabetes e a obesidade, obrigam o fígado a trabalhar com mais intensidade, para metabolizar os ácidos gordos, o que conduz a uma “fadiga” prematura. É também provável que algumas pessoas tenham genes que as predispõem a uma alteração mais rápida do metabolismo dos lípidos no fígado, e estes genes estão além disso associados à doença de Alzheimer. Nestas pessoas debilitadas, a toma de um suplemento de ómega 3 não funciona tão bem pois o fígado não consegue utilizar todos os recursos preciosos que chegam até ele. Por isso, uma parte dos ómega 3 ingeridos nunca irá chegar ao cérebro.

Estes resultados e respetivas implicações abrem um campo de investigação totalmente novo para desenvolver abordagens nutricionais preventivas da doença de Alzheimer e do declínio cognitivo de uma forma geral. Continuam a incentivar a toma de um suplemento de ómega 3 (o DHA poderia reduzir para metade o risco de doença de Alzheimer graças à renovação das membranas biológicas (1-2)), mas sugerem associar-lhe medidas suscetíveis de apoiar a função hepática.


No mundo dos suplementos, indicamos 3 complementos alimentares de grande interesse para otimizar a saúde do fígado:


  • O extrato de cardo mariano (também conhecido pelo nome de alcachofra selvagem) normalizado em silimarina. Esta molécula apresenta propriedades antioxidantes e hepatoprotetoras notáveis.
  • O extrato de Picrorhiza kurroa normalizado em kutkin, um estimulante da regeneração hepática. Os dois extratos são associados a outras substâncias com interesse para o fígado na fórmula reputada Liver Support Formula.
  • A colina, um nutriente essencial geralmente inserido na classe das vitaminas do grupo B, que apresenta propriedades hepatoprotetoras excecionais e a particularidade de apoiar as funções cognitivas! Um candidato perfeito para integrar os mais recentes dados da investigação e reconhecido oficialmente pela EFSA pela sua otimização da função hepática…

Estes 3 ingredientes naturais constituem portanto pistas muito promissoras para apoiar o fígado e, por efeito de ricochete, atrasar o declínio cognitivo. Acompanham na perfeição uma cura de ómega 3 destinada a reforçar as funções cognitivas.


A combinação sugerida (durante pelo menos 3 meses):
2 a 4 cápsulas por dia de CDP Choline 250 mg.
3 cápsulas de gelatina mole de Super Omega-3 por dia, às refeições.
Para as pessoas debilitadas ou em risco, 3 cápsulas adicionais de Liver Support Formula por dia.


O estudo principal do artigo:
Alzheimer's Association International Conference® 2018 24-Jul-2018 Alzheimer's disease risk impacted by the liver, diet


Outras referências

  1. S. C. Cunnane, M. Plourde, F. Pifferi et M. Bégin, “Fish, docosahexaenoic acid and Alzheimer's disease”, Progress in Lipid Research, vol. 48,‎ 1 setembro 2009, p. 239–256
  2. Martha Clare Morris, Denis A. Evans, Julia L. Bienias et Christine C. Tangney, “Consumption of fish and n-3 fatty acids and risk of incident Alzheimer disease”, Archives of Neurology, vol. 60,‎ 1 julho 2003, p. 940–946
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
CDP Choline 250 mg

Forma melhorada de biodisponível do importante nutriente colina

www.supersmart.com
Super Omega 3 - 500 mg

EPA e DHA: um produto o mais natural, puro, potente e estável do mercado

www.supersmart.com
Liver Support Formula

Nova fórmula melhorada e reforçada
Apoia naturalmente a função hepática

www.supersmart.com
Descubra também
21-02-2018
Doença de Alzheimer – uma nova pista...
Hoje em dia não existe qualquer tratamento que permita curar a doença de Alzheimer. Trata-se de uma constatação violenta e difícil de entender pelas 180.000...
Saber mais
07-08-2017
As novas esperanças para contrariar o desenvolvimento...
Ao lado dos complementos clássicos (acetil-L-carnitina, ácido alfa-lipóico, ómega 3, chá verde, curcuma, Ginkgo biloba), aparecem moléculas inovadoras para preservar as faculdades cognitivas. Actuando sobre...
Saber mais
06-03-2019
As virtudes desconhecidas dos cogumelos
Estima-se que existam à face do globo 140 000 tipos de cogumelos diferentes 1 . Contudo, apenas 10% de entre eles são actualmente conhecidos e...
Saber mais

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar