Início   >  Imunidade  >  Os 8 segredos das...
03-01-2018

Os 8 segredos das pessoas que nunca ficam doentes

immune response Todos os anos, as mesmas pessoas parecem passar milagrosamente entre as gotas das epidemias de gripe ou de gastroenterite. Na verdade, não se trata de sorte; é a qualidade das suas respostas imunitárias que lhes garante passarem o Inverno de forma serena, e essa qualidade depende de 8 segredos bem guardados que elas exploram ao máximo. Cabe-lhe a si pô-los em prática para fazer também parte deste grupo de pessoas que nunca estão doentes...

1) Têm uma alimentação rica em micronutrientes.

Nos países ricos, a alimentação tornou-se tão pobre que a carência em micronutrientes é muito comum. Ora, os estudos mostram que uma deficiência em apenas um dos micronutrientes que se seguem já é nociva para as funções imunitárias: zinco, selénio, ferro, cobre, cálcio, ácido fólico ou as vitaminas A, B6, C e E.
Está provado: a toma de um suplemento de micronutrientes aumenta significativamente a actividade do glutatião, da produção de anticorpos e de citocinas imunitárias1-2.
O empurrãozinho: aumente o seu consumo de frutas e legumes frescos e deixe-se tentar pelo Daily 3 uma fórmula multivitaminada audaciosa e prática que já seduz milhões de pessoas.

2) Dormem o suficiente.

Uma noite de sono demasiado curta não mina apenas a sua eficácia no trabalho. Quando dorme 5 horas em vez das 8 horas habituais, o seu organismo interpreta essa falta como um stress físico e eleva consideravelmente o seu nível de células imunitárias para o ultrapassar. Esta actividade não habitual perturba depois a actividade dos granulócitos (um tipo de glóbulos brancos) e reduz a eficácia do seu sistema imunitário nos dias e mesmo semanas seguintes.
Está provado: uma pessoa que dorme menos de 6 horas por noite durante uma semana, terá um risco 4,2 vezes superior de apanhar uma constipação do que as que beneficiam de mais de 7 horas de sono durante o mesmo tempo3.
E o efeito não se fica por aqui: outros estudos mostraram que um défice crónico de sono tinha um impacto muito mais pesado no sistema imunitário, abrindo caminho a doenças crónicas muito mais prejudiciais do que uma simples constipação.
O empurrãozinho: recupere o sono apoiando-se nas plantas mais estudadas para propiciar o adormecer (valeriana, lúpulo, rhodiola, etc.) ou escolhendo um complemento que as agrupa todas como Natural Sleep Formula, e evite sobretudo os medicamentos (soníferos, benzodiazepinas) que provocam efeitos secundários e adições.

3) Encontram meios para reduzir o seu nível de stress.

O stress origina a libertação de hormonas do stress, como o cortisol e a adrenalina. Trata-se de moléculas muito úteis a curto prazo, mas que são directamente nocivas para as defesas imunitárias inibindo a produção de citocinas quando são produzidas de forma prolongada.
Está provado: um estudo realizado mostrou que em caso de stress crónico, os leucócitos (glóbulos brancos) tornam-se anormalmente activos podendo, a prazo, danificar os tecidos saudáveis do organismo4.
O empurrãozinho: O ioga, o tai-chi e toda a actividade física em geral oferecem boas garantias contra o stress. Inúmeras plantas como a passiflora, a magnólia ou a jujubeira contêm compostos naturais que actuam em sinergia para calmar o organismo e que são injustamente postos de lado em prol dos medicamentos. Certos suplementos como o Stress Relief Formula foram justamente estudados para agrupar os ingredientes naturais mais activos contra o stress: não passe ao lado da ocasião de os experimentar e de avaliar por si mesmo os efeitos que tem no seu nível de stress.

4) São fisicamente activas.

Os estudos mostram que a actividade física estimula determinados componentes imunitários5. Contribui nomeadamente para uma melhor repartição das populações celulares circulantes envolvidas na resposta imunitária6 desde que o exercício não seja demasiado extenuante para o músculo.
Está provado: as funções imunitárias são afectadas directamente pelo excesso de tecido adiposo, o qual aumentaria especificamente o risco de contrair a gripe...
O empurrãozinho: retome progressivamente a actividade física e recorra a extractos de plantas como o konjac7 presente na fórmula optimizada para a perda de peso Weight Loss Formula

5) Comem fruta e legumes frescos sem pesticidas.

A exposição às toxinas e aos poluentes atmosféricos reduz a qualidade da resposta imunitária. Os pesticidas, por exemplo, inibem a capacidade das células NK humanas segregarem proteínas líticas e têm um efeito nefasto nos linfócitos T8.
Está provado: estudos realizados mostraram claramente que a exposição crónica aos pesticidas podia desempenhar um papel importante no desenvolvimento de determinadas patologias respiratórias como a asma ou as bronquites9.
O empurrãozinho: Se está exposto regularmente a poluentes (se vive numa grande cidade, por exemplo), aumente o seu consumo de antioxidantes comprando frutas e legumes de agricultura biológica ou optando por tomar AntiOxidant Synergy uma fórmula sinérgica que contém vários antioxidantes poderosos.

4) São felizes.

Voltaire resumia-o assim: "Decidi ser feliz porque é bom para a saúde." E tinha razão. Ser feliz é uma escolha e afecta profundamente a nossa vida, o nosso bem-estar e a nossa saúde.
Está provado: as pessoas mais ligadas socialmente à sua família, amigos e comunidade são mais felizes, são fisicamente mais saudáveis e vivem mais tempo do que as que têm menos ligações10.
O empurrãozinho: uma das condições para ser feliz é ser positivo, pensar de forma positiva. Não acredite nas pessoas que afirmam ter uma receita milagrosa para atingir a felicidade. A felicidade trabalha-se, apropria-se, constrói-se.

7) Mantêm-se em contacto com a natureza.

Viver na cidade tem muitas vantagens, mas o risco de sofrer de depressão também é mais elevado. Ora, sabe-se actualmente que as pessoas tristes ou deprimidas sofrem de anomalias imunitárias, nomeadamente de um excesso de citocinas no sangue, que induzem nelas uma síndrome inflamatória e uma redução da qualidade das respostas imunitárias...
Está provado: ao fim de 90 minutos a caminhar em plena natureza, o córtex pré-frontal, em hiperactividade quando repisamos ideias negras, é menos solicitado, o que reduz o risco de depressão11.
O empurrãozinho: multiplique os passeios ao ar livre, na floresta ou num parque, se possível, e envolva-se de verdura! Um estudo realizado mostrou que até o simples facto de "ver" a natureza acelera o processo de cura12.

8) Não fumam.

As consequências do tabaco na imunidade são catastróficas13. Além de uma alteração dos meios de defesa mecânicos como os cílios brônquicos, o fumo de cigarro aumenta drasticamente os níveis de inflamação reduzindo em simultâneo a qualidade da resposta imunitária (actividade dos linfócitos reduzida, produção mais fraca de anticorpos, inibição das citocinas).
Está provado: a probabilidade de apanhar a gripe quando se é fumador, é multiplicada por 4. O tabaco duplica mesmo risco de contrair uma infecção respiratória e propicia o surgimento de complicações14.
O empurrãozinho: a solução é, evidentemente, deixar de fumar, mas para quem não o consegue de imediato, a toma de um suplemento de vitamina C deveria ser ponderada. A investigação mostrou que o cigarro esgota mais rapidamente as reservas de vitamina C, o que contribuiria para agravar a situação imunitária dos fumadores15.



Referências:
1- LESOURD (1990) le vieillissement immunologique, influence de la denutrition. Ann. Biol. Clin., 48, 309-318
2- GIRODON (1997) Effect of a two-year supplementation with low doses of antioxidant vitamins and/or minerais in elderly subjects on levels of nutrients and antioxidant defense parameters.J Am Coll Nutr. Aug;16(4):357-65.
3- Aric A. Prather, Denise Janicki-Deverts et al. Behaviorally Assessed Sleep and Susceptibility to the Common Cold, SLEEP, Vol. 38, No. 9, 2015, https://doi.org/10.5665/sleep.4968.
4- Powel ND, Solan Erica et al. Social stress up-regulates inflammatory gene expression in the leukocyte transcriptome via β-adrenergic induction of myelopoiesis, September 23, 2013, doi: 10.1073/pnas.1310655110 PNAS October 8, 2013 vol. 110 no. 41 16574-16579
5- Immune function in sport and exercise. Gleeson M. J Appl Physiol. 2007 Aug;103(2):693-9. Epub 2007 Feb 15. Review.
6- Horn PL, Leeman K, Pyne DB, Gore CJ. Expression of CD94 and 56(bright) on natural killer lymphocytes - the influence of exercise. Int J Sports med 2002; 23: 595-9
7- M. Chua, T. C. Baldwin, T. J. Hocking, and K. Chan, "Traditional uses and potential health benefits of Amorphophallus konjac K. Koch ex N.E.Br." Journal of Ethnopharmacology, vol. 128, no. 2, pp. 268-278, 2010.
8- Rowe, A. M., Brundage, K. M., and Barnett, J. B., 2007. In vitro atrazine-exposure inhibits human natural killer cell lytic granule release. Toxicol Appl Pharmacol. 221(2); 179-188.
9- Karmaus, W., Kuehr, J., and Kruse, H., 2001. Infections and atopic disorders in childhood and organochlorine exposure. Arch Environ Health. 56(6); 485-492.
10- MD. Robert J. Waldinger (Harvard Medical School ), Longitudinal study of two groups of men over the adult lifespan, tracking major domains of mental and physical health, social functioning, and work life. Harvard Study of Adult Development, https://www.maelstrom-research.org/mica/individual-study/hsad
11- Nature experience reduces rumination and subgenual prefrontal cortex activation. Gregory N. Bratmana,J. Paul Hamilton et al. PNAS, 2015, 8567-8572.
12. Ulrich, R.S. View through a window may influence recovery from surgery. Science 1984, 224, 420-421
13. Y Arnson, Y Shoenfeld, H Amital. Effects of tobacco smoke on immunity, inflammation and autoimmunity. J of Autoimmunity; 2010, 34 : 258-65
14. Almirall J et al. Proportion of community-acquired pneumonia cases attributable to tobacco smoking. Chest. 1999;116:375-379.
15. Lykkesfeldt J, Christen S, Wallock LM, Chang HH, Jacob RA, Ames BN. Ascorbate is depleted by smoking and repleted by moderate supplementation: a study in male smokers and nonsmokers with matched dietary antioxidant intakes. The American Journal of Clinical Nutrition. 2000;71(2):530-536.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Daily 3®

A fórmula multivitamínica mais completa que podemos tomar numa única cápsula

www.supersmart.com
Liposomal Vitamin C

Forma altamente biodisponível de vitamina C

www.supersmart.com
AntiOxidant Synergy

Uma potente defesa antioxidante polivalente.

www.supersmart.com
Weight Loss Formula

Uma fórmula melhorada super potente para ajudar a controlar melhor o peso

www.supersmart.com
Stress Relief Formula

Ajuda a recuperar a energia, serenidade e sono perturbados pelo stress.

www.supersmart.com
Natural Sleep Formula

Alternativa saudável e natural aos soníferos, para conseguir um sono reparador.

www.supersmart.com
Descubra também
24-06-2019
PEA o analgésico natural universal
Mais conhecido pelas iniciais PEA, a palmitoiletanolamida é um potente princípio activo natural descoberto em 1957. Desde a sua descoberta, esta substância foi regularmente objecto...
Saber mais
04-09-2019
Que idade têm os seus pulmões? A...
Sabia que de todos os seus órgãos, os pulmões são os primeiros a envelhecer? Tal como a pele, têm a particularidade de estar expostos à...
Saber mais
16-03-2015
Um promissor estudo piloto revela que o...
Um primeiro ensaio em seres humanos muito conclusivo acaba de demonstrar que a toma de AHCC (Active Hexose Correlated Compound), um composto raro proveniente da...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar