Início   >  Anti-idade  >  Resveratrol – um novo...
21-08-2019

Resveratrol – um novo estudo surpreendente confirma o seu “enorme potencial” contra o envelhecimento

resveratrol Investigadores da Universidade de Exeter conseguiram rejuvenescer células senescentes em laboratório1 graças a uma molécula já conhecida pelos seus efeitos na longevidade: o resveratrol.

Algumas horas de tratamento foram o suficiente para transformar células envelhecidas em células jovens, que se voltaram a dividir. Para o conseguir, os investigadores apoiaram-se nas propriedades do resveratrol. Estudos anteriores2 haviam mostrado que este constituinte químico natural podia rejuvenescer uma determinada classe de proteínas que declina com a idade: os factores de excisão-reparação. São estas que estão na origem de uma etapa importante do fabrico das proteínas – a excisão-reparação dos filamentos de ARN, que consiste em preparar as cópias das informações genéticas para serem enviadas para fora do núcleo e traduzidas em proteínas. Por conseguinte, quando os factores de excisão-reparação diminuem ou de deterioram, é todo o mecanismo de fabrico de todas as proteínas que é afectado. Trata-se de uma condição muito frequente que encontramos nas células da maioria dos órgãos dos idosos…

Ao reabilitar os factores de excisão-reparação das células envelhecidas, os investigadores não se enganaram: é toda a célula que rejuvenesce. Ela encontra os recursos necessários para garantir um grande número de funções que tinha deixado de realizar, como a divisão celular ou a adaptação ao seu ambiente. E este efeito é duradouro! “Quando vi estas células rejuvenescerem em cultura, não queria acreditar nos meus olhos. Era como se fosse magia” afirmou a Dra. Eva Latorre, uma das investigadoras que participou no estudo. “Repeti a experiência várias vezes e, em todos os casos, as células recuperaram sempre a sua juventude.”

Esta descoberta, que confirma o interesse do resveratrol para combater o envelhecimento, constitui uma grande etapa no sentido da elaboração de um tratamento acessível a todos e que permita prevenir e tratar as doenças degenerativas ligadas ao envelhecimento. O professor Harries, responsável pela equipa que esteve na origem desta descoberta, garante-o: “trata-se de uma grande etapa, não para prolongar consideravelmente a esperança de vida, mas para garantir uma boa saúde durante toda a vida” . O que está longe de ser o caso actualmente: as doenças crónicas degenerativas (artrose, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, diabetes, miopatia) parecem aumentar constantemente e inquietam particularmente as populações.

Como tirar partido imediato do resveratrol?

O resveratrol é um polifenol existente em determinadas frutas como as uvas e as amoras, mas também nas raízes da sempre-noiva do Japão (Hu Zhang), uma planta utilizada na medicina tradicional chinesa considerada como sendo a melhor fonte natural desta substância3. Encontramos o resveratrol em configuração cis- e trans- mas é esta última forma que é a mais activa no ser humano4.

Sempre à frente do seu tempo, a Supersmart já propõe esta molécula há vários anos. Vários estudos haviam já mostrado antes a extensão das suas vantagens no envelhecimento, na inflamação e na evolução de várias doenças ligadas à idade, sem que se conseguisse identificar com exactidão os mecanismos que estavam na origem da sua acção5,6,7. Tem a possibilidade de tirar partido desta substância extraordinária através de 3 suplementos diferentes:
  • - Um suplemento de trans-resveratrol, extraído da raiz de Hu Zhang: Trans-Resveratrol 100 mg.
  • - Um suplemento de resveratrol, extraído a 80% de uva preta biológica e a 20% de sempre-noiva do Japão: Resvératrol 20 mg.
  • - Um suplemento sinérgico contendo transresveratrol, mas também uma dúzia dos antioxidantes mais potentes conhecidos até hoje: Resveratrol Synergy


Referências:
1- Latorre E, Birar Vishal C. et al. Small molecule modulation of splicing factor expression is associated with rescue from cellular senescence, BMC Cell Biology, 2017;18:31, https://doi.org/10.1186/s12860-017-0147-7
2- Markus MA, Marques FZ, Morris BJ. Resveratrol, by modulating RNA processing factor levels, can influence the alternative splicing of pre-mRNAs. PLoS One. 2011;6:e28926.
3- Pervaiz S. Resveratrol: from grapevines to mammalian biology. FASEB J 2003;17:1975-85
4- Soleas GJ, Diamandis EP, Goldberg DM. Resveratrol: a molecule whose time has come? And gone? Clin Biochem 1997;30:91-113.
5- Baur JA, Pearson KJ, Price NL, et al. Resveratrol improves health and survival of mice on a high-calorie diet. Nature 2006;444:337-42.
6- Bujanda L, Garcia-Barcina M, Gutierrez-de Juan V, et al. Effect of resveratrol on alcohol-induced mortality and liver lesions in mice. BMC Gastroenterol 2006;6:35.
7- Elmali N, Baysal O, Harma A, et al. Effects of resveratrol in inflammatory arthritis. Inflammation 2007;30:1-6.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Trans-Resveratrol 100 mg

Extracto normalizado de Polygonum cuspidatum
A dosagem elevada recomendada por vários estudos

www.supersmart.com
Resveratrol 20 mg

O fitonutriente mais eficaz e o mais estudado para manter e proteger a sua saúde

www.supersmart.com
Resveratrol Synergy

Nova fórmula mais potente e completa com fisetina
Melhora os biomarcadores do envelhecimento e propicia a expressão dos genes da longevidade.

www.supersmart.com
Descubra também
25-07-2016
Esta descoberta poderia fazê-lo ganhar 10, 20...
A investigação sobre a longevidade humana acaba de ultrapassar uma etapa histórica.Ignorados pelos meios de comunicação ocidentais, investigadores russos elaboraram uma substância capaz de prolongar...
Saber mais
02-09-2016
A surpreendente descoberta de um investigador russo...
Em 1947, o investigador russo Nicolaï Lazarev apercebeu-se de que existia uma categoria de plantas que, quando consumidas pelo ser humano, aumentavam a sua resistência...
Saber mais
02-08-2016
A PPQ pode rejuvenescer nossas células
O primeiro suplemento nutricional anti-envelhecimento que reforça e gera novas mitocôndrias, garantindo assim a longevidade de todas as células. O que são as mitocôndrias? As...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar