Início   >  Plantas medicinais  >  Remédio ayurvédico – os...
06-12-2017

Remédio ayurvédico – os benefícios naturais do Amla

Amla Por trás da palavra “Amla”, esconde-se um potente regenerador ayurvédico – o Amalaki rasayana. Na língua indiana, Amalaki significa “enfermeiro” e rasayana refere-se à regeneração do organismo. Utilizado na medicina ayurvédica pelas suas propriedades protectoras e regeneradoras, o Amla suscita actualmente o interesse da comunidade científica pelas suas vantagens para a saúde cardiovascular. Para compreender melhor este entusiasmo recente, façamos o ponto sobre os benefícios do Amalaki rasayana e as investigações mais recentes realizadas sobre este remédio ayurvédico.

As várias propriedades do Amla

O remédio ayurvédico Amalaki rasayana é obtido a partir do fruto do Amla (Phyllanthus emblica ou Embilica officinalis), uma árvore originária da Índia, reputada pela sua incrível longevidade. Este extracto de fruta é utilizado pelos médicos ayurvédicos há milhares de anos como fortificante e regenerador natural. Nos tratados da Ayurveda, o Amla é associado a inúmeras utilizações terapêuticas, nomeadamente contra o cancro, a diabetes, os problemas cardiovasculares, as doenças hepáticas e as úlceras gástricas1. De acordo com os estudos realizados sobre o Amalaki rasayana, este potente remédio natural apresentaria:
  • uma actividade antioxidante capaz de se opor aos efeitos nefastos dos radicais livres;
  • efeitos citoprotectores para proteger as células contra inúmeras agressões;
  • uma acção imuno-moduladora para actuar no sistema de defesa do organismo;
  • efeitos hipocolesterolemiantes susceptíveis de baixar o índice de colesterol sanguíneo;
  • propriedades gastroprotectoras para tratar os problemas gástricos, como as azias do estômago, as úlceras ou as indigestões;
  • efeitos analgésicos para aliviar determinadas dores;
  • uma acção antipirética para combater a febre;
  • uma actividade antitússica para acalmar a tosse.
O potencial cardioprotector do Amla

Recentemente, várias equipas de investigação têm vindo a interessar-se também pelas propriedades cardioprotectoras do Amalaki rasayana. Em 2004, um grupo de investigadores mostrou que a administração recorrente de Amla a ratos podia melhorar as defesas antioxidantes do miocárdio2. Os resultados obtidos, publicados na revista Phytotherapy Research, sugerem que a toma regular de Amla poderia potenciar a actividade antioxidante e proteger as funções cardíacas. Em 2011, uma outra equipa de cientistas estudou os efeitos deste remédio ayurvédico para combater a hipertensão arterial3. Realizado com ratos, este estudo revelou uma diminuição do stress oxidativo e vários efeitos cardioprotectores. Recentemente, um estudo publicado na revista Scientific Reports permitiu aprofundar este primeiros resultados promissores1. Os autores desta publicação monitorizaram os efeitos da toma de um suplemento de Amla em seis grupos de ratos. No final da sua análise, os cientistas constataram uma melhoria da função cardíaca nos ratos idosos, uma diminuição da hipertrofia cardíaca ventricular esquerda, um aumento da capacidade antioxidante, bem como um aumento da expressão dos marcadores anti hipertróficos. Com base nestes resultados, os investigadores concluíram existir efeitos benéficos nas funções energéticas do miocárdio, na função de contracção muscular e na capacidade de tolerância ao esforço.

Além de abrir perspectivas terapêuticas promissoras, as investigações mais recentes realizadas sobre o Amla sustentam igualmente o seu interesse preventivo como suplemento. Utilizado há vários milhares de anos como fortificante e regenerador natural, este remédio ayurvédico está actualmente disponível como complemento alimentar no catálogo SuperSmart: Double Amla.



> Fontes:
1. Kumar V, et al., Amalaki rasayana, a traditional Indian drug enhances cardiac mitochondrial and contractile functions and improves cardiac function in rats with hypertrophy, Scientific Reports, 2017; 7:8588.
2. Rajak S, et al., Emblica officinalis causes myocardial adaptation and protects against oxidative stress in ischemic-reperfusion injury in rats, Phytotherapy Results, Janeiro de 2004; 18(1):54-60.
3. Bhatia J, et al., Emblica officinalis exerts antihypertensive effect in a rat model of DOCA-salt-induced hypertension: role of (p) eNOS, NO and oxidative stress, Cardiovascular Toxicology, Setembro de 2011; 11(3):272-9.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Double Amla

Extractos normalizados em taninos, beta-glucogalina e ácido gálico.

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar