Início   >  Emagrecimento  >  Obesidade – uma combinação...
14-05-2019

Obesidade – uma combinação benéfica de antocianinas e prebióticos

Obesidade Prebioticos Um grupo de investigadores faz uma descoberta importante para lutar contra a obesidade e respectivos efeitos nefastos. O seu estudo publicado em 2017 na prestigiada revista The FASEB Journal1 desvendou as vantagens de uma combinação de várias moléculas: antocianinas (que são pigmentos naturais com um poder antioxidante) e prebióticos (substâncias conhecidas por manter o equilíbrio da flora intestinal). Descubra os benefícios desta associação de moléculas.

Princípios activos para proteger os intestinos

Para combater os efeitos nefastos da obesidade um grupo de investigadores interessou-se por dois tipos de moléculas: as antocianinas e os prebióticos. A sua escolha centrou-se nestas duas famílias de princípios activos em virtude dos seus benefícios no organismo, mais particularmente ao nível do sistema digestivo. Conhecidas por serem potentes antioxidantes naturais, as antocianinas revelaram também propriedades anti-inflamatórias2. De acordo com os estudos realizados sobre este assunto, estas moléculas poderiam, por exemplo, permitir combater as inflamações intestinais. Os prebióticos, por seu lado, são conhecidos por sustentar o crescimento das bactérias da flora intestinal. Este desenvolvimento bacteriano é crucial para a defesa do organismo e para o trânsito intestinal. Inúmeros estudos mostraram que um desequilíbrio ao nível da flora intestinal propiciava o surgimento de problemas digestivos. Alguns trabalhos mostraram também que um desequilíbrio entre certos grupos de bactérias poderia estar envolvido no desenvolvimento da obesidade3,4.

Uma combinação eficaz contra os efeitos nefastos da obesidade

Avaliação dos efeitos da toma de um suplemento de antocianinas e prebióticos
Em virtude dos benefícios das antocianinas e do papel dos prebióticos, os investigadores pretenderam avaliar os efeitos de uma combinação destes princípios activos naturais. O estudo foi realizado com 51 indivíduos com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. De entre esses indivíduos, vários estavam em situação de obesidade. Durante 8 semanas, os participantes tomaram um suplemento de antocianinas, na dose de 215 mg por dia e de prebióticos, numa dose de 2,7 g por dia.
Resultados positivos nos indivíduos obesos
Graças a diferentes análises, os investigadores conseguiram mostrar efeitos positivos ligados à toma de suplementos de prebióticos e antocianinas. Constataram uma redução significativa dos problemas digestivos, como inchaços, gases e dores abdominais. Mediram também uma diminuição dos índices de calprotectina fecal, que indica uma redução das inflamações intestinais. Além desta melhoria do conforto digestivo, os investigadores constataram uma diminuição significativa das bactérias Firmicutes e um aumento das bactérias Bacteroidetes. Ora, de acordo com vários estudos realizados nos últimos anos, o rácio entre Firmicutes / Bacteroidetes ao nível do microbiota intestinal poderia estar envolvido no desenvolvimento da obesidade3,4. Este rácio pende fortemente para o lado das Firmicutes nos indivíduos obesos ao passo que estas bactérias estão muito menos presentes nos indivíduos não obesos. Por conseguinte, ao diminuir a proporção de Firmicutes e ao aumentar a de Bacteroidetes, a combinação de prebióticos e de antocianinas poderia opor-se ao desenvolvimento e aos efeitos nefastos da obesidade.



> Fontes:
1. Shelly N Hester and al., Anthocyanin and Prebiotic Impact on Intestinal Environment in Obese Male and Female Subjects, April 2017, The FASEB Journal, vol. 31, n.º 1, Suplemento lb398. 2. Wang J, Wang JA, Jiang YX, Zhou PP, Wang HH, The mechanism of anthocyanin to anti-inflammatory and analgesic from Ligustrum fruit, Zhongguo Ying Yong Sheng Li Xue Za Zhi. 2015 Set;31(5):431-6.
3. Turnbaugh PJ and al., An obesity-associated gut microbiome with increased capacity for energy harvest, Nature. 2006 Dez 21;444(7122):1027-31.
4. Ley RE and al., Microbial ecology: human gut microbes associated with obesity, Nature. 2006 Dez 21;444(7122):1022-3.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Fructo-Oligosaccharides

Fibras bifidoactivas
Melhora o conforto intestinal e reforça as defesas naturais do organismo

www.supersmart.com
Tart Cherry Extract 616 mg

Potente antioxidante e anti-inflamatório natural

www.supersmart.com
Descubra também
19-11-2018
Uma bomba nos seus intestinos
Um tubo digestivo mal cuidado, povoado de bactérias e de fungos oportunistas e patogénicos (em particular Candida albicans ) e poluído por alimentos mal digeridos...
Saber mais
19-09-2016
Os probióticos – inúmeros efeitos preventivos e...
Os resultados clínicos publicados nos últimos quinze anos evidenciam os múltiplos efeitos benéficos dos probióticos. Parecem ter efeitos preventivos e curativos, nomeadamente nos casos de...
Saber mais
14-03-2017
Dermatite atópica: o interesse dos prebióticos e...
Entre 30% e 40% da população mundial é afectada por uma alergia. Podendo ter origens variadas, esta pode manifestar-se de formas diferentes tais como uma...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar