Início   >  Alergias respiratórias  >  3 plantas medicinais para...
02-05-2017

3 plantas medicinais para combater as crises de asma

Asma Neste Dia Mundial da Asma, a Organização Mundial da Saúde (OMS) lembra que esta doença crónica afecta 235 milhões de pessoas em todo o mundo1. Contrariamente às ideias preconcebidas, a asma pode surgir em qualquer idade. Esta doença manifesta-se por crises, durante as quais o indivíduo asmático sente dificuldades em respirar. Estas crises podem ser desencadeadas por vários factores, como alergénios existentes no ar, fumo de tabaco, exercício físico ou ainda determinadas emoções fortes. Embora não se conheça totalmente a origem exacta da asma, estão disponíveis várias soluções terapêuticas. Existem remédios naturais entre os tratamentos propostos. Descubra 3 plantas medicinais para prevenir ou tratar as crises asmáticas.

Desmodium adscendens, uma planta tradicionalmente utilizada contra a asma

Propriedades benéficas para combater as crises de asma
Desconhecida na Europa, a Desmodium adscendens é uma planta medicinal reputada em África. No Gana, esta planta é vulgarmente utilizada como tratamento para a asma. Vários estudos confirmaram aliás o seu potencial terapêutico. Durante a década de 80 do século passado, um estudo evidenciou as propriedades anti anafiláticas da Desmodium adscendens2. Por outras palavras, isto significa que esta planta permitiria limitar as reacções anafiláticas que estão na origem das crises de asma. Além disso, os investigadores mostraram que a administração oral desta planta reduziria igualmente a quantidade de substâncias envolvidas na asma.

Princípios activos com propriedades anti asmáticas
Publicados na revista Journal of Ethnopharmacology em 1984, os resultados deste primeiro estudo foram mais tarde aprofundados em trabalhos realizados nos anos 2000. Em 2011, uma equipa de investigação conseguiu identificar vários princípios activos na Desmodium adscendens: saponinas triterpenóides, feniletilaminas bem como indol-3-alquil aminas3. A análise destes compostos revelou várias propriedades benéficas para a saúde, inclusive uma actividade anti asmática. Embora estejam em curso estudos complementares, estes novos resultados confirmam o potencial terapêutico da Desmodium adscendens. Para tirar o melhor partido possível desta planta medicinal, esta é agora proposta na forma de complementos alimentares. Está por exemplo disponível um extracto líquido no catálogo Supersmart: Desmo Forte™.

A Ecklonia cava, uma alga para combater as reacções asmáticas

Os efeitos benéficos da toma de um suplemento de Ecklonia cava
Cada vez mais estudadas nos últimos anos, as algas poderiam igualmente ser aliadas dos indivíduos asmáticos. Com efeito, estudos recentes mostraram que algumas algas poderiam permitir combater as reacções asmáticas. Em 2008, por exemplo, uma equipa de investigação interessou-se pelos efeitos benéficos de uma alga castanha: Ecklonia cava4. Realizado com ratinhos, este estudo permitiu avaliar o interesse da toma de um suplemento de Ecklonia cava para combater as reacções asmáticas. Para simular uma crise de asma, os investigadores expuseram os ratinhos a ovalbumina. A exposição a esta proteína originou diferentes reacções características de uma crise de asma, tais como:
  • - um aumento do número de eosinófilos – células do sistema imunitário presentes no fluido de lavagem broncoalveolar;
  • - um afluxo repentino e marcado de células inflamatórias ao nível dos pulmões, e mais precisamente em torno dos vasos sanguíneos e das vias respiratórias;
  • - um estreitamento das vias respiratórias;
  • - o surgimento de uma hiper reactividade das vias respiratórias;
  • - a presença de várias moléculas imunitárias ao nível do fluido de lavagem broncoalveolar: FNT-alfa e citocinas (IL-4 e IL-5)
  • - a presença de um anticorpo específico no soro: a imunoglobulinas E, ou IgE.
Para combater estas reacções asmáticas, os investigadores mostraram que a toma de um suplemento de Ecklonia cava se revelava particularmente eficaz. Com base nestes resultados promissores, foram formulados complementos alimentares a partir desta alga: Ecklonia cava.

O potencial terapêutico da alga Ecklonia cava
Além da sua eficácia contra as reacções asmáticas, a alga Ecklonia cava poderia ter outras aplicações médicas. Na verdade, os investigadores mostraram que um tratamento à base desta alga permitiria diminuir a concentração em metalo-proteinase matricial 9. Ora, esta molécula é conhecida por ser um marcador inflamatório e por ser segregada em caso de patologias como a aterosclerose. Já evocámos o potencial terapêutico desta alta nos nossos artigos: “Um plano de ataque contra a aterosclerose” e “Acabar com a inflamação crónica”.

Coleus Forskohlii, uma erva ayurvédica para prevenir as crises asmáticas

Tradicionalmente utilizada na medicina tradicional indiana, a erva ayurvédica Coleus Forskohlii suscitou o interesse da comunidade científica para combater as crises de asma. Na verdade, esta erva medicinal possui um potente princípio activo: a forscolina. Este composto foi muito estudado por uma equipa de investigação mexicana. Os seus trabalhos foram publicados em 2006 e em 2010 na revista Journal of International Medical Research5,6. Aquando do primeiro estudo, os investigadores compararam os efeitos da forscolina aos do cromoglicato de sódio, um medicamento utilizado como tratamento das alergias. Para tal, monitorizaram os efeitos da toma de um suplemento de forscolina em vários pacientes com asma mais ou menos persistente. Durante 6 meses, estes pacientes tomaram uma dose diária de 10 mg de forscolina. Durante o mesmo período, um outro grupo de pacientes foi tratado com inalações de cromoglicato de sódio. No final do estudo, os investigadores mostraram que os pacientes que tomaram o suplemento de forscolina haviam tido menos crises de asma do que os pacientes tratados com cromoglicato de sódio. Entusiasmados por estes primeiros resultados positivos, os investigadores mexicanos prosseguiram os seus trabalhos sobre a forscolina. Em 2010 publicaram uma comparação dos efeitos deste princípio activo aos da beclometasona, um medicamento prescrito para o tratamento da asma. Com a duração de 2 meses, este estudo envolveu 60 pacientes asmáticos. Estes foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo tomava um suplemento diário de 10 mg de forscolina, ao passo que o segundo grupo era tratado com inalações de beclometasona. Os resultados deste estudo confirmaram a eficácia da forscolina para prevenir o surgimento de crises asmáticas. Graças aos seus trabalhos, forma desenvolvidos suplementos de forscolina para facilitar o quotidiano dos indivíduos asmáticos. De entre as soluções disponíveis no mercado, o produto comercializado pela Supersmart foi elaborado a partir de um extracto natural de Coleus forskohlii normalizado a 10% de forscolina.



> Fontes:
1. Organisation Mondiale de la Santé (OMS), Affections Respiratoires Chroniques, Asthme, 2017.
2. Addy ME, Awumey EM, Effects of the extracts of Desmodium adscendens on anaphylaxis, J Ethnopharmacol. Ago. 1984;11(3):283-92.
3. Rastogi S, Pandey MM, Rawat AK, An ethnomedicinal, phytochemical and pharmacological profile of Desmodium gangeticum (L.) DC. and Desmodium adscendens (Sw.) DC, J Ethnopharmacol. 22 Jun. 2011;136(2):283-96.
4. Kim SK et al., Effects of Ecklonia cava ethanolic extracts on airway hyperresponsiveness and inflammation in a murine asthma model: role of suppressor of cytokine signaling, Biomed Pharmacother. Jun. 2008;62(5):289-96.
5. González-Sánchez R, Trujillo X, Trujillo-Hernández B, Vásquez C, Huerta M, Elizalde A, Forskolin versus sodium cromoglycate for prevention of asthma attacks: a single-blinded clinical trial, J Int Med Res. Mar-Abr 2006;34(2):200-7.
6. Huerta M, Urzúa Z, Trujillo X, González-Sánchez R, Trujillo-Hernández B, Forskolin compared with beclomethasone for prevention of asthma attacks: a single-blind clinical trial, J Int Med Res. Mar-Abr 2010;38(2):661-8.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Coleus Forskohlii 100 mg

Extracto normalizado 10% forskolina, restabelece a sensibilidade dos receptores hormonais.

www.supersmart.com
Desmo Forte™

Extracto líquido 1:2 de Desmodium adscendens
Concentração máxima

www.supersmart.com
Ecklonia cava Extract

Uma alga antioxidante potentíssima e muito mais

www.supersmart.com
Descubra também
14-03-2017
Dermatite atópica: o interesse dos prebióticos e...
Entre 30% e 40% da população mundial é afectada por uma alergia. Podendo ter origens variadas, esta pode manifestar-se de formas diferentes tais como uma...
Saber mais
23-05-2017
Poluição urbana – soluções naturais para se...
Os últimos meses foram marcados por inúmeros picos de poluição com partículas finas. A cada alerta, as autoridades de saúde pública multiplicaram as mensagens de...
Saber mais
07-02-2018
Os desportistas correm mais rápido com esta...
Podemos conseguir melhorar os nossos desempenhos desportivos em apenas um mês com a ajuda de um suplemento? Sim – acaba de demonstrar uma equipa de...
Saber mais

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar