Início   >  Coração e Circulação sanguínea  >  Bagas de espinheiro –...
26-04-2017

Bagas de espinheiro – super frutos com virtudes múltiplas

Bagas de espinheiro Conhece as bagas de espinheiro? Desde o início do novo milénio, a preferência por estes bagas laranja não pára de crescer, a tal ponto que as áreas de cultura não cessam de aumentar. Apesar de o seu sabor ácido desencorajar certos consumidores, estas bagas são na realidade muito apreciadas pelos seus benefícios para a saúde. O seu interesse terapêutico não é aliás novo dado que estas bagas são preconizadas há milénios nas medicinas tradicionais asiáticas. Façamos o ponto de situação sobre estes super frutos para compreender melhor as suas virtudes para a saúde.

As propriedades excepcionais das bagas de espinheiro

Utilizadas há milénios em inúmeras medicinas tradicionais, as bagas de espinheiro suscitaram o interesse da comunidade científica. Realizaram-se vários estudos para compreender melhor as virtudes destas pequenas bagas. Os resultados destes trabalhos confirmaram a composição excepcional destas superbagas, como o testemunham dois artigos: um publicado em 2012 na revista ISRN Pharmacology1 e o outro publicado em 2016 na revista Food Chemical Toxicology2. Estes dois artigos fazem um relatório completo dos compostos presentes nas bagas de espinheiro. Aprendemos nomeadamente que estas bagas têm uma grande capacidade de ácidos gordos essenciais para o organismo como ómega 3, ómega 6, ómega 9 e ómega 7. Muitas vezes desconhecidos, os ómega 7 são muito difíceis de encontrar. As bagas de espinheiro constituem aliás uma das raras fontes conhecidas de ómega 7. Além deste aporte inédito em ácidos gordos ómega 7, as bagas de espinheiro representam igualmente uma excelente fonte de vitaminas, nomeadamente vitaminas A, B, C, E e K, de fitoesteróis, flavonóides, e carotenóides, bem como de oligoelementos como o ferro, o fósforo ou ainda o magnésio. É esta composição excepcional que está na origem do sucesso das bagas de espinheiro. Além disso, estudos científicos confirmaram que esta composição confere às bagas de espinheiro uma actividade antioxidante, anti-inflamatória, cardioprotectora, citoprotectora, imuno-moduladora, hepatoprotectora, retinoprotectora, radioprotectora e anti aterogénica, bem como anti stress e anti microbiana1,2,3.

O efeito cardioprotector reconhecido das bagas de espinheiro

As bagas de espinheiro são regularmente sugeridas pelo seu efeito cardioprotector, que estaria em parte ligado ao respectivo teor elevado em ácidos gordos insaturados. Essenciais para o bom funcionamento do organismo, estes lípidos são na verdade conhecidos por contribuírem para a prevenção das doenças cardiovasculares. Por essa razão foi realizado um estudo sobre o interesse da toma de um suplemento em óleo de bagas de espinheiro4. Durante os trabalhos, os investigadores interessaram-se particularmente pelos efeitos da toma deste suplemento nos factores de risco cardiovasculares, na hipertensão e na tensão arterial sistólica. Para tal, o grupo de investigadores seguiu 74 pacientes com hipertensão e hipercolesterolemia e 32 sujeitos saudáveis. Os sujeitos foram divididos em dois grupos: o primeiro grupo tomava um suplemento de óleo de bagas de espinheiro, ao passo que o segundo grupo tomava um suplemento com óleo de girassol. Após 30 dias de cura, os investigadores constataram efeitos benéficos nos indivíduos que tomavam o suplemento com óleo de bagas de espinheiro. A toma deste suplemento parece com efeito ter permitido uma normalização da tensão arterial nos pacientes hipertensos e parece ter reduzido os índices de colesterol, de LDL oxidados e de triglicéridos sanguíneos nos pacientes com hipercolesterolemia. Adicionalmente, a toma deste suplemento com óleo de bagas de espinheiro poderia igualmente ter melhorado os índices de antioxidantes circulantes, tanto nos sujeitos saudáveis como nos indivíduos hipertensos. No final da análise que realizaram, os investigadores puderam concluir que o óleo de bagas de espinheiro poderia ser benéfico para reduzir a dislipidemia e os riscos cardiovasculares bem como a hipertensão.

O interesse das bagas de espinheiro contra a degenerescência da retina

Além do seu efeito cardioprotector, as bagas de espinheiro poderiam igualmente ter uma acção protectora para a visão. Pelo menos é o que revela um artigo publicado em 2016 na célebre revista Nutrients5. Este estudo focou-se em compostos específicos das bagas de espinheiro: as proantocianidinas ou taninos condensados. Outros estudos sugerem, na verdade, que estas moléculas poderiam ter um efeito protector contra a degenerescência da retina. Os investigadores interessaram-se em particular pela degenerescência da retina induzida pela luz visível, que se deve a uma exposição muito acentuada à luz e está na origem de danos graves ao nível da retina e da visão. Para avaliar a actividade benéfica das bagas de espinheiro, os investigadores administraram estes frutos a coelhos por 14 dias antes de um período de 7 dias de exposição à luz e depois durante 7 dias após a referida exposição. Os investigadores analisaram de seguida os efeitos da exposição à luz na retina dos coelhos. Esta análise mostrou que as proantocianidinas das bagas de espinheiro permitiram conservar a estrutura da retina bem como melhorar as alterações induzidas pela exposição à luz. Por essa razão os investigadores concluíram que as bagas de espinheiro poderiam ser benéficas para combater a degenerescência da retina.

Resultados favoráveis contra a secura vaginal

Um estudo publicado em 2014 na revista Maturitas6 permitiu avaliar o interesse terapêutico das bagas de espinheiro nos casos de secura vaginal. A equipa de investigadores finlandeses interessou-me mais especificamente pela atrofia vaginal – uma afecção que provoca nomeadamente uma secura vaginal, irritações e comichão. Para avaliar a eficácia da toma de um suplemento em óleo de bagas de espinheiro, os investigadores seguiram 98 mulheres na pós-menopausa com sintomas de atrofia vaginal. Estas mulheres foram divididas em dois grupos, sendo que um desses grupos tomava um suplemento com 3 g de óleo de bagas de espinheiro por dia. Os investigadores mediram diferentes parâmetros, como o índice de saúde vaginal, o pH vaginal e a humidade vaginal, antes do tratamento e 3 meses depois do tratamento. Foram igualmente recolhidas amostras de soro para analisar as enzimas hepáticas, a proteína C reactiva e os lípidos circulantes. A análise destes parâmetros permitiu revelar uma acção benéfica das bagas de espinheiro na integridade do epitélio vaginal. Por outras palavras, isto significa que a toma de um suplemento em óleo de bagas de espinheiro produziu resultados favoráveis no combate à secura vaginal. Os investigadores estimam, aliás, que a toma deste suplemento benéfico para a saúde vaginal poderia constituir uma alternativa natural a determinados tratamentos à base de estrogénios.

É portanto inegável que as bagas de espinheiro possuem inúmeros benefícios para a saúde. Além da sua composição excepcional em ácidos gordos ómega 3, 6, 7 e 9, estas super bagas apresentam um grande interesse terapêutico. Embora já lhes sejam atribuídos efeitos protectores para o sistema cardiovascular e a retina, as bagas de espinheiro poderiam igualmente ser preconizadas em determinados tratamentos. Algo nos diz que as bagas de espinheiro ainda não revelaram todas as suas virtudes! Encontre o óleo de bagas de espinheiro na forma de complementos alimentares no catálogo Supersmart: Sea Buckthorn Extract.



> Fontes:
1. Chirag A. Patel et al., Remedial Prospective of Hippophae rhamnoides Linn. (Sea Buckthorn), ISRN Pharmacol, 2012, 2012: 436857.
2. Olas B, Sea buckthorn as a source of important bioactive compounds in cardiovascular diseases, Food Chem Toxicol. 2016 Nov, 97:199-204.
3. Suryakumar G, Gupta A, Medicinal and therapeutic potential of Sea buckthorn (Hippophae rhamnoides L.), J Ethnopharmacol. 2011 Nov 18, 138(2):268-78.
4. Vivek Vashishthaa et al., Effect of seabuckthorn seed oil in reducing cardiovascular risk factors: A longitudinal controlled trial on hypertensive subjects, Clinical Nutrition, August 03, 2016.
5. Yong Wang et al., Protective Effect of Proanthocyanidins from Sea Buckthorn (Hippophae Rhamnoides L.) Seed against Visible Light-Induced Retinal Degeneration in Vivo, Nutrients 2016, 8(5), 245.
6. Petra S. Larmo, Baoru Yang, Juha Hyssälä, Heikki P. Kallio, Risto Erkkola, Effects of sea buckthorn oil intake on vaginal atrophy in postmenopausal women: A randomized, double-blind, placebo-controlled study, Maturitas, November 2014, Volume 79, Issue 3, Pages 316–321.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Sea Buckthorn Extract 500 mg

A fonte vegetal mais rica em ácidos gordos omega 7 com propriedades nutricosméticas comprovadas

www.supersmart.com
Descubra também
07-06-2016
Este nutriente rejuvenesce a pele e as...
Imagine um alimento natural que impede que a pele enrugue, se distenda e envelheça, tanto no rosto (pálpebras, faces, lábios) como nas coxas ou sob...
Saber mais
22-05-2017
Uma associação eficaz contra o colesterol "mau"
cholesterol - Aloe Vera - ProbiotiquesUma equipa de investigação indiana acaba...
Saber mais
16-05-2017
Nutrientes benéficos contra a hipertensão arterial
Por ocasião do Dia Mundial contra a hipertensão, convém lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico deste problema cardiovascular. Caracterizada por uma tensão anormalmente...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar