Início   >  Coração e Circulação sanguínea  >  Os polifenóis de citrinos...
08-05-2019

Os polifenóis de citrinos e as suas virtudes para a saúde cardiovascular

Citrus Apreciados pelo seu sabor frutado e acidulado, os citrinos apresentam igualmente várias vantagens para o organismo. Devem os seus benefícios para a saúde à sua composição rica em polifenóis, ou mais precisamente em flavonóides. Pigmentos naturais, estes são conhecidos pelo seu poder antioxidante, que permite proteger as células contra os danos causados pelos radicais livres e, assim, lutar contra o envelhecimento celular. Estes flavonóides poderiam aliás ter uma acção benéfica para as funções vasculares, como revela um estudo publicado em Dezembro de 2016 na revista British Journal of Nutrition1.

.Um efeito protector para o sistema cardiovascular.

O estudo centrou-se nos flavonóides presentes nos frutos do género Citrus, entre os quais encontramos os limões, a toranja, o pomelo e a tangerina. Nestes frutos, estes flavonóides são as flavononas. Os cientistas procuraram avaliar o impacto pós-prandial destas moléculas nas funções vasculares, ou seja, o efeito do consumo destas moléculas ao nível da circulação sanguínea. Para tal, seguiram os efeitos do consumo de uma bebida mais ou menos rica em flavononas em 59 homens saudáveis com idades compreendidas entre os 30 e os 65 anos. Segundo as pessoas, a bebida poderia ser um sumo de laranja contendo 128 mg de flavononas, um sumo de laranja rico em flavononas até 272 mg, uma homogeneização de laranja contendo 452 mg de flavononas e uma bebida de controlo sem flavononas. Para todos os sujeitos do estudo, esta bebida era consumida a seguir a uma refeição com precisamente 81 gramas de gorduras. Os investigadores realizaram depois várias análises a diferentes intervalos de tempo: 0, 2, 5 e 7 horas após a ingestão da bebida. Estas medições permitiram avaliar, nomeadamente, o efeito das flavononas nas funções endoteliais – funções cruciais para o sistema cardiovascular. Ao concluir as análises, os investigadores constataram efeitos positivos das flavononas nas funções endoteliais. Concluíram, por isso, que estes antioxidantes poderiam permitir contrabalançar determinados efeitos negativos de uma refeição rica em gorduras, como por exemplo alguns efeitos nas funções vasculares.

.A hesperidina e a naringina – flavonóides potentes.

Estes resultados positivos para o sistema cardiovascular podem ser atribuídos a dois flavonóides conhecidos pelo seu potente poder antioxidante: a hesperidina e a naringina. Presente em quantidade significativa no pomelo, a naringina foi objecto de inúmeros estudos científicos nos últimos anos, em virtude do seu interesse terapêutico. Na verdade, a sua actividade antioxidante confere-lhe inúmeras actividades a níveis diferentes no organismo. Em 2014, um grupo de investigadores havia já evocado o seu interesse para a saúde cardiovascular durante uma revisão dos primeiros resultados pré-clínicos2. Os autores do estudo concluíram então que a naringina poderia constituir uma pista interessante para combater determinados problemas cardiovasculares, como a aterosclerose.

.Estes novos resultados vêm ao encontro de inúmeros estudos realizados sobre a naringina. Evocamos aliás os benefícios destes flavonóides antioxidantes num outro artigo dedicado às propriedades excepcionais do pomelo.

> Fonte:
1. Catarina Rendeiro et al., Flavanone-rich citrus beverages counteract the transient decline in postprandial endothelial function in humans: a randomised, controlled, double-masked, cross-over intervention study, British Journal of Nutrition, Volume 116, Issue 12 December 2016, pp. 1999-2010.
2. Bharti S, Rani N, Krishnamurthy B, Arya DS, « Preclinical evidence for the pharmacological actions of naringin: a review », Planta Med, 2014 Apr, 80(6):437-51.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Hesperidin Methyl Chalcone 500 mg

Para tratar os problemas de circulação

www.supersmart.com
Diosmin Plus

Um complemento de diosmina com biodisponibilidade reforçada contra a insuficiência venosa e os problemas de circulação

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar