Início   >  Cardiovascular  >  Fertilidade masculina: espermatozóides saudáveis...
16-01-2017

Fertilidade masculina: espermatozóides saudáveis graças ao DHA

Fertilidade masculina A toma de um suplemento com ómega 3 poderia melhorar a qualidade dos espermatozóides. É o que revela um estudo recente publicado na revista Systems Biology in Reproductive Medicine1. Os trabalhos de uma equipa de investigação espanhola permitiram avaliar a qualidade do esperma em homens que tomaram um suplemento de ácido docosahexanóico, vulgarmente conhecido pelo acrónimo DHA. Trata-se de um ácido gordo ómega 3 mais conhecido pelo papel crucial que desempenha ao nível das membranas celulares e de vários órgãos, como o cérebro, a retina e o sistema cardiovascular2,3,4. Estes novos resultados sobre o DHA poderiam assim conduzir a novas aplicações terapêuticas, nomeadamente no campo da infertilidade masculina.

Uma melhoria da qualidade dos espermatozóides com a toma de um suplemento em DHA

Para avaliar a ligação entre o consumo de DHA e a fertilidade masculina, os investigadores avaliaram a qualidade dos espermatozóides em 74 homens divididos aleatoriamente em dois grupos. O primeiro grupo, de 42 homens, consumiu três vezes por dias cápsulas com uma dose de 1500 mg de DHA, ao passo que o grupo de controlo por placebo, constituído por 32 homens, tomou cápsulas que 1500 mg de óleo de girassol, em vez de DHA. Após 10 semanas de toma do suplemento os investigadores mediram vários parâmetros como a composição em ácidos gordos do líquido seminal, o respectivo estado antioxidante, a fragmentação do ADN e os parâmetros seminais. Estes incluem, nomeadamente, o volume, a concentração, a motilidade, a morfologia e a vitalidade dos espermatozóides presentes no esperma. Apesar de não ficar estabelecida uma diferença significativa ao nível dos parâmetros seminais, os investigadores identificaram uma diminuição na percentagem de espermatozóides com ADN danificado, bem como uma melhoria no estado antioxidante do líquido seminal. Os resultados sugerem que um aporte ideal em DHA poderia ter um efeito protector ao nível dos espermatozóides.

No sentido da toma de um suplemento de DHA para a fertilidade masculina?

Este novo estudo vai ao encontro das conclusões de investigadores americanos publicadas em 2011 na revista Biology of Reproduction5. Segundo os respectivos trabalhos, o DHA poderia desempenhar um papel na espermatogénese, permitindo um bom desenvolvimento do acrossoma. Este corresponde à membrana na cabeça do espermatozóide, que se forma graças à fusão de várias vesículas. Observações ao microscópico permitiram constatar que esta fusão não pode ter lugar se não existir DHA. Nesse caso, o espermatozóide não seria viável. Esta conclusão é aliás confirmada por uma outra experiência realizada pelos investigadores. Ao privar ratos machos de DHA constataram que os roedores se tornavam estéreis. Por outro lado, recuperavam a fertilidade quando se introduzia DHA na sua dieta.

De acordo com estes trabalhos, o DHA poderia assim ser uma substância indispensável para a formação e a protecção dos espermatozóides e, de uma forma geral, um elemento-chave para a fertilidade masculina. Embora estes resultados precisem ainda de ser objecto de estudos complementares no ser humano, estes dados sugerem que a toma de um suplemento de DHA poderia ser benéfico para combater a infertilidade masculina.

> Fontes:

1. Martínez-Soto JC, Domingo JC, Cordobilla B, Nicolás M, Fernández L, Albero P, Gadea J, Landeras J, « Dietary supplementation with docosahexaenoic acid (DHA) improves seminal antioxidant status and decreases sperm DNA fragmentation », Syst Biol Reprod Med, 2016 Dec, 62(6):387-395.
2. Siriwardhana N, Kalupahana NS, Moustaid-Moussa N, « Health benefits of n-3 polyunsaturated fatty acids: eicosapentaenoic acid and docosahexaenoic acid », Adv Food Nutr Res, 2012, 65:211-22.
3. Gharami K, Das M, Das S, « Essential role of docosahexaenoic acid towards development of a smarter brain », Neurochem Int, 2015 Oct, 89:51-62.
4. Simón MV, Agnolazza DL, German OL, Garelli A, Politi LE, Agbaga MP, Anderson RE, Rotstein NP, « Synthesis of docosahexaenoic acid from eicosapentaenoic acid in retina neurons protects photoreceptors from oxidative stress », J Neurochem, 2016 Mar, 136(5):931-46.
5. Manuel Roqueta-Rivera, Timothy L. Abbott, Mayandi Sivaguru, Rex A. Hess and Manabu T. Nakamura, « Deficiency in the Omega-3 Fatty Acid Pathway Results in Failure of Acrosome Biogenesis in Mice », Biology of Reproduction, October 1 2011, vol. 85, no. 4 721-732.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Super DHA 310 mg

310 mg de DHA e 43 mg de EPA por softgel

www.supersmart.com
Super Omega 3 - 500 mg

EPA e DHA: um produto o mais natural, puro, potente e estável do mercado

www.supersmart.com
Descubra também
07-06-2016
Este nutriente rejuvenesce a pele e as...
Imagine um alimento natural que impede que a pele enrugue, se distenda e envelheça, tanto no rosto (pálpebras, faces, lábios) como nas coxas ou sob...
Saber mais
22-05-2017
Uma associação eficaz contra o colesterol "mau"
cholesterol - Aloe Vera - ProbiotiquesUma equipa de investigação indiana acaba...
Saber mais
16-05-2017
Nutrientes benéficos contra a hipertensão arterial
Por ocasião do Dia Mundial contra a hipertensão, convém lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico deste problema cardiovascular. Caracterizada por uma tensão anormalmente...
Saber mais

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar