Início   >  Plantas medicinais  >  A Boswellia serrata é...
14-08-2017

A Boswellia serrata é benéfica para os diabéticos de tipo 2

Boswellia A Boswellia serrata é plenamente reconhecida pelas suas fortes propriedades anti-inflamatórias; agora os resultados de um estudo, comunicados num artigo publicado no “Journal of Diabetes & Metabolic Disorders”, revelam que esta planta seria também benéfica nos casos de diabetes de tipo 2.

A diabetes de tipo II é um distúrbio endócrino que se caracteriza por uma subida do nível de glicose no sangue. Uma glicemia cronicamente elevada provoca depósitos lipídicos a nível hepático susceptíveis de aumentar as actividades das transaminases (ASAT e ALAT). Assim, nos diabéticos de tipo 2 observa-se classicamente um aumento significativo destas transaminases e níveis baixos de colesterol HDL.

O estudo realizado no Irão, na universidade de ciências médicas de Jundishapur, envolveu 60 pacientes diabéticos de tipo 2, com idades compreendidas entre os 30 e os 48 anos (30 homens e 30 mulheres). Os participantes foram divididos em dois grupos. O primeiro grupo ingeriu diariamente um suplemento com 900 mg de Boswellia serrata, durante seis semanas, à razão de três doses de 300 mg por dia e o segundo grupo serviu de grupo de controlo. Foram recolhidas amostras de sangue no início do estudo e após as seis semanas de toma do suplemento. Procedeu-se à medição dos níveis sanguíneos de fructosamina que reflectem o nível médio de glicose no sangue num período curto de duas a três semanas, os perfis lipídicos e as enzimas hepáticas.

No final deste estudo, os resultados das análises sanguíneas demonstraram que os pacientes diabéticos que tomaram o suplemento com Boswellia serrata apresentavam níveis significativamente superiores de colesterol HDL e níveis inferiores de colesterol total, de colesterol LDL, de fructosamina e de transaminases.

Os autores deste estudo sugerem que o efeito antioxidante da Boswellia e a sua capacidade de baixar os níveis de glicémia poderiam ser responsáveis pela diminuição da fructosamina, que designa de facto o conjunto das proteínas glicadas no soro.

Por conseguinte, este estudo mostra que a toma de um suplemento diário com Boswellia serrata, pelos diabéticos de tipo, constitui um meio seguro e eficaz de controlar diversos parâmetros sanguíneos e reduzir os factores de risco associados, paralelamente aos tratamentos medicamentosos já aplicados, e sem efeitos secundários.

O estudo indica também claramente que esta planta possui outras virtudes para além das que lhe eram reconhecidas até à data e que pode melhorar os equilíbrios glicémico e lipídico, exercendo uma actividade hepato-protectora.

Ahangarpour A, Heidari H1, Fatemeh RA, Pakmehr M, Shahbazian H, Ahmadi I, Mombeini Z, Mehrangiz BH. Effect of Boswellia serrata supplementation on blood lipid, hepatic enzymes and fructosamine levels in type2 diabetic patients. J Diabetes Metab Disord. 2014 Feb 4;13(1):29.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Super Boswellia

Normalizado a 20% AKBA
O incontornável antiálgico que melhora a flexibilidade e o conforto articular.

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar