Início   >  Pycnogenol - qual a...
11-06-2019

Pycnogenol - qual a dosagem para usufruir dos seus efeitos?

O picnogenol é extraído do pinheiro-marítimo

Pycnogenol é um termo genérico que designa um extrato de casca de pinheiro-marítimo (mais precisamente o Pinus Pinaster), que contém oligo-proantocianidinas, ou OPC. Estes elementos, igualmente denominados proantocianidinas, são compostos flavonóides, metabolitos com efeitos antioxidantes, contidos em determinados frutos e legumes. Com efeito, encontramos OPC nas grainhas de uva e em outras espécies de pinheiro (Pinus resinosa ou Pinus strobus). Contudo, atualmente, o termo Pycnogenol designa o extrato de casca de Pinus Pinaster. A patente e o nome deste extrato são detidos por uma empresa suíça.

As indicações do Pycnogenol

O Pycnogenol é indicado no tratamento das afeções seguintes (1):
  • Insuficiência venosa: surge quando a degradação das paredes venosas leva à alteração da circulação sanguínea ao nível dos membros inferiores. Esta patologia conduz ao inchaço das pernas, ao surgimento de varizes e de tromboses venosas, nos casos mais graves.
  • Artrose: caracteriza a degradação progressiva da cartilagem dos ossos, provocando dores, inchaço e rigidez das articulações.
Exerce igualmente uma ação antioxidante; os flavonóides são reputados pelo seu poder antioxidante. A sua aplicação interessa portanto aos peritos da cosmética, pela sua aplicação anti-idade. Os antioxidantes limitam a acumulação dos radicais livres no organismo, atrasando assim o envelhecimento cutâneo.

Foram efetuados vários estudos, com o intuito de determinar os interesses terapêuticos do Pycnogenol. Segundo estes estudos, o substituto poderia ser recomendado para tratar:

  • A hipertensão arterial; os resultados de um estudo publicado no Iranian Journal of Public Health evidenciaram a eficácia do Pycnogenol no tratamento da hipertensão arterial. Estudo realizado com 549 indivíduos hipertensos que seguiram uma medicação com Pycnogenol (dosagens de 150 mg a 200 mg/ dia). (2)
  • As complicações da diabetes; úlceras e retinopatias são duas complicações da diabetes, que melhoram com a toma de Pycnogenol. (1)
  • A arteriosclerose e as doenças cardiovasculares em geral; o Pycnogenol exerce ações anticoagulantes e anti aglutinação das plaquetas. A sua indicação na prevenção das doenças cardiovasculares e nomeadamente no tratamento da arteriosclerose foi também estudada. Um tratamento de 450 mg/dia em 40 pacientes permitiu reduzir a aglutinação das plaquetas num grupo de 40 fumadores.
  • O composto teria igualmente efeitos lipolíticos, com subida do HDL (lipoproteínas de alta densidade ou “colesterol bom”). Daí o seu interesse no âmbito da redução dos riscos de doenças cardiovasculares (1) e da diminuição do peso.
Cabe-nos, contudo, salientar que os estudos sobre os efeitos do Pycnogenol nos lípidos plasmáticos continuam a não ser conclusivos. (3)

Pycnogenol – as dosagens recomendadas

Os efeitos terapêuticos do Pycnogenol implicam estar atento à dosagem deste suplemento, disponível na forma de comprimidos e de cápsulas. De todos os estudos realizados e ainda em curso, sobressaem as conclusões seguintes.

A ação antioxidante do Pycnogenol é constatada no âmbito de uma toma diária de 50 mg/dia. Para tratar afeções médicas, tais como a hipertensão arterial, a artrose, as insuficiências venosas, as complicações da diabetes, uma toma situada entre 150 mg e 300 mg/dia, ou seja 50 a 100 mg por toma, três vezes por dia, é eficaz (4). Para prevenir as doenças cardiovasculares, parece necessário aumentar as doses até 150 mg por toma (sempre três vezes por dia) para obter efeitos terapêuticos significativos.

Outros estudos procuram evidenciar a eficácia da utilização do Pycnogenol no tratamento das dores musculares, das dores menstruais, bem como a redução dos efeitos secundários de certos tratamentos contra o cancro. Embora as aplicações da casca de pinheiro-marítimo não sejam infinitas, continuam a ser promissoras em vários domínios.


Referências

  1. Oligo-proanthocyanidines, PasseportSanté.net [https://www.passeportsante.net/fr/Solutions/PlantesSupplements/Fiche.aspx?doc=pycnogenol_ps]
  2. Effect of Pycnogenol Supplementation on Blood Pressure: A Systematic Review and Meta-analysis
  3. Zhang et al.: Effect of Pycnogenol Supplementation on Blood Pressure, Iran J Public Health, Vol. 47, No.6, Jun 2018, pp. 779-787 [https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6077626/]
  4. The impact of pycnogenol supplementation on plasma lipids in humans: A systematic review and meta-analysis of clinical trials
  5. Hadi, A., Pourmasoumi, M., Mohammadi, H., Javaheri, A., & Rouhani, M. H. (2018). The impact of pycnogenol supplementation on plasma lipids in humans: A systematic review and meta-analysis of clinical trials. Phytotherapy Research. doi:10.1002/ptr.6234
  6. Therapeutics Uses + What is the scientific Evidence for Oligomeric Proanthocyanidins/ Venous Insufficiency (Varicose veins)
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Pycnogenol

Antioxidante muito potente cuja eficácia foi validada por inúmeros estudos.

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar