Início   >  Proteínas  >  A citrulina potencia a...
26-06-2019

A citrulina potencia a síntese proteica muscular

síntese proteica muscular Um novo estudo acaba de demonstrar que a citrulina agiria directamente na síntese proteica muscular, redistribuindo os “fluxos energéticos” para sua vantagem. É precisamente esta propriedade que a torna tão interessante para a preservação da massa muscular nos idosos. No organismo a citrulina transforma-se em arginina, um aminoácido essencial que desempenha um papel na saúde dos vasos sanguíneos e que propicia a criação da creatina, um nutriente associado ao desenvolvimento dos músculos.

Mas então porque é que não se aconselha consumir directamente arginina? De facto, seria muito mais simples, mas o corpo humano cultiva a complexidade. Com efeito, quando ingerimos arginina, a substância é forçada a passar pelo fígado, que a degrada quase na íntegra por meio de uma enzima chamada arginase. Ora, a citrulina consegue passar entre as malhas do filtro hepático para se dirigir para os rins, onde é metabolizada em arginina. Trata-se, portanto, de uma estratégia muito interessante para gerar arginina e tirar partido dos seus efeitos na síntese proteica muscular.

Se pretender tirar partido desta substância, pode aumentar o seu consumo de melões, de melancias, de pepinos, de grão-de-bico e de frutos secos, ou optar simplesmente por um concentrado de L-citrulina. Lembramos que se observa uma diminuição da massa muscular de cerca de 40% entre os 20 e os 60 anos.



Referências
A. Goron, S. Blanchet, É. Fontaine, C. Moinard. La citrulline réoriente les flux énergétiques au profit de la synthèse protéique musculaire, Nutrition Clinique et Métabolisme, Volume 31, 3ª edição, Páginas 242-243
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
L-Citrulline

Precursor da arginina no quadro do ciclo da ureia

www.supersmart.com
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar