
De acordo com um estudo recente, a vitamina D, a vitamina K e o cálcio não teriam revelado ainda todo o seu potencial terapêutico. Com efeito, embora estes três nutrientes sejam conhecidos pela sua acção sinérgica para a mineralização óssea, poderiam também actuar conjuntamente na prevenção das doenças cardiovasculares. É o que revela um estudo publicado na revista científica
British Journal of Nutrition1. Decifremos este estudo para descobrir os resultados obtidos ao tomar conjuntamente suplementos de vitamina D, vitamina K e cálcio!
Uma toma conjunta de suplementos em sujeitos de risco
Vários estudos haviam já mostrado que a vitamina K, a vitamina D e o cálcio poderiam actuar de forma sinérgica no organismo. Estes trabalhos centraram-se essencialmente no interesse da toma conjunta de suplementos para a prevenção de determinadas doenças ósseas como a osteoporose. Para aprofundar a acção sinérgica destes três nutrientes, um grupo de investigadores iranianos interessou-se por esta associação a nível da esfera cardiovascular.
Para levar a sua análise a bom termo, os cientistas realizaram um estudo envolvendo 66 indivíduos diabéticos com excesso de peso e que apresentavam uma doença cardíaca coronária. Os participantes no estudo foram divididos em dois grupos distintos.
- o primeiro grupo, dito de controlo, tomou um placebo;
- o segundo grupo tomou um suplemento diário à base de vitamina D (5 µg), de vitamina K (90 µg) e de cálcio (500 mg).
Avaliação da eficácia graças a marcadores de risco cardiovascular
Com uma duração de 12 semanas, a toma conjunta dos suplementos foi avaliada graças à análise de vários parâmetros sanguíneos. Os investigadores interessaram-se, nomeadamente, pelos níveis sanguíneos de vitamina D, de cálcio, de colesterol, de marcadores biológicos do stress oxidativo (malondialdeído) e de marcadores da inflamação (proteína C-reactiva). Além destes índices sanguíneos, os cientistas tiveram em conta a espessura íntima-média da carótida antes e depois da toma conjunta dos suplementos. Graças a todos estes parâmetros, os cientistas conseguiram avaliar e comparar o risco cardiovascular nos dois grupos de pacientes.
Uma toma conjunta de suplementos com efeitos terapêuticos promissores
No final da análise realizada, os investigadores desvendaram vários resultados a favor de uma combinação de vitamina K, vitamina D e cálcio. Com efeito, constataram por exemplo, uma redução significativa da espessura íntima-média da carótida esquerda nos pacientes do segundo grupo, que tomaram os suplementos conjuntamente. Este resultado sugere que a combinação dos três nutrientes poderia reduzir o risco cardiovascular. Esta conclusão é igualmente sustentada por várias alterações metabólicas significativas verificadas entre os dois grupos de pacientes.
Embora sejam necessários estudos complementares, estes primeiros resultados abrem perspectivas terapêuticas promissoras. A toma conjunta de suplementos de vitamina D, vitamina K e cálcio poderia contribuir para reduzir o risco cardiovascular. Este estudo confirma também a importância destes três nutrientes para a saúde cardiovascular. Para saber mais sobre os papéis que desempenham no organismo, leia os artigos mais recentes de Nutranews sobre a vitamina D3, a vitamina K e o cálcio, bem como as várias fórmulas propostas por SuperSmart: Vitamin D3 1000 UI, Complete K e Calcium AEP.
> Fontes:
1. Asemi Z, et al., The effects of vitamin D, K and calcium co-supplementation on carotid intima-media thickness and metabolic status in overweight type 2 diabetic patients with CHD, British Journal of Nutrition, Julho 2016;116(2):286-93.