Início   >  Coração e Circulação sanguínea  >  Saúde cardiovascular – as...
09-10-2017

Saúde cardiovascular – as vantagens de uma associação de vitaminas e minerais

cardiovascular De acordo com um estudo recente, a vitamina D, a vitamina K e o cálcio não teriam revelado ainda todo o seu potencial terapêutico. Com efeito, embora estes três nutrientes sejam conhecidos pela sua acção sinérgica para a mineralização óssea, poderiam também actuar conjuntamente na prevenção das doenças cardiovasculares. É o que revela um estudo publicado na revista científica British Journal of Nutrition1. Decifremos este estudo para descobrir os resultados obtidos ao tomar conjuntamente suplementos de vitamina D, vitamina K e cálcio!

Uma toma conjunta de suplementos em sujeitos de risco

Vários estudos haviam já mostrado que a vitamina K, a vitamina D e o cálcio poderiam actuar de forma sinérgica no organismo. Estes trabalhos centraram-se essencialmente no interesse da toma conjunta de suplementos para a prevenção de determinadas doenças ósseas como a osteoporose. Para aprofundar a acção sinérgica destes três nutrientes, um grupo de investigadores iranianos interessou-se por esta associação a nível da esfera cardiovascular.
Para levar a sua análise a bom termo, os cientistas realizaram um estudo envolvendo 66 indivíduos diabéticos com excesso de peso e que apresentavam uma doença cardíaca coronária. Os participantes no estudo foram divididos em dois grupos distintos.
    - o primeiro grupo, dito de controlo, tomou um placebo;
    - o segundo grupo tomou um suplemento diário à base de vitamina D (5 µg), de vitamina K (90 µg) e de cálcio (500 mg).
Avaliação da eficácia graças a marcadores de risco cardiovascular

Com uma duração de 12 semanas, a toma conjunta dos suplementos foi avaliada graças à análise de vários parâmetros sanguíneos. Os investigadores interessaram-se, nomeadamente, pelos níveis sanguíneos de vitamina D, de cálcio, de colesterol, de marcadores biológicos do stress oxidativo (malondialdeído) e de marcadores da inflamação (proteína C-reactiva). Além destes índices sanguíneos, os cientistas tiveram em conta a espessura íntima-média da carótida antes e depois da toma conjunta dos suplementos. Graças a todos estes parâmetros, os cientistas conseguiram avaliar e comparar o risco cardiovascular nos dois grupos de pacientes.

Uma toma conjunta de suplementos com efeitos terapêuticos promissores

No final da análise realizada, os investigadores desvendaram vários resultados a favor de uma combinação de vitamina K, vitamina D e cálcio. Com efeito, constataram por exemplo, uma redução significativa da espessura íntima-média da carótida esquerda nos pacientes do segundo grupo, que tomaram os suplementos conjuntamente. Este resultado sugere que a combinação dos três nutrientes poderia reduzir o risco cardiovascular. Esta conclusão é igualmente sustentada por várias alterações metabólicas significativas verificadas entre os dois grupos de pacientes.

Embora sejam necessários estudos complementares, estes primeiros resultados abrem perspectivas terapêuticas promissoras. A toma conjunta de suplementos de vitamina D, vitamina K e cálcio poderia contribuir para reduzir o risco cardiovascular. Este estudo confirma também a importância destes três nutrientes para a saúde cardiovascular. Para saber mais sobre os papéis que desempenham no organismo, leia os artigos mais recentes de Nutranews sobre a vitamina D3, a vitamina K e o cálcio, bem como as várias fórmulas propostas por SuperSmart: Vitamin D3 1000 UI, Complete K e Calcium AEP.



> Fontes:
1. Asemi Z, et al., The effects of vitamin D, K and calcium co-supplementation on carotid intima-media thickness and metabolic status in overweight type 2 diabetic patients with CHD, British Journal of Nutrition, Julho 2016;116(2):286-93.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Vitamin D3 1000 UI

Forma biodisponível de vitamina D3 na dose certa para todos

www.supersmart.com
Complete K

Fórmula completa – As 3 melhores formas altamente biodisponíveis de vitamina K

www.supersmart.com
Calcium-AEP 500 mg

Factor de integridade das membranas celulares.

www.supersmart.com
Descubra também
07-06-2016
Este nutriente rejuvenesce a pele e as...
Imagine um alimento natural que impede que a pele enrugue, se distenda e envelheça, tanto no rosto (pálpebras, faces, lábios) como nas coxas ou sob...
Saber mais
22-05-2017
Uma associação eficaz contra o colesterol "mau"
cholesterol - Aloe Vera - ProbiotiquesUma equipa de investigação indiana acaba...
Saber mais
16-05-2017
Nutrientes benéficos contra a hipertensão arterial
Por ocasião do Dia Mundial contra a hipertensão, convém lembrar a importância da prevenção e do diagnóstico deste problema cardiovascular. Caracterizada por uma tensão anormalmente...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar