Início   >  Venotónicos  >  Remédios naturais contra a...
31-07-2019

Remédios naturais contra a sensação de pernas pesadas

pernas pesadas Se a estação estival é propícia à calma e ao relaxamento, essa sensação de bem-estar pode ser fortemente afectada pelo calor intenso. Quando as temperaturas começam a subir é frequente os tornozelos incharem e termos uma sensação de peso ao nível das pernas. Ao longo do dia esta sensação desagradável tem tendência para se acentuar com o surgimento de tensões musculares, dores, cãibras ou entorpecimentos. Felizmente existem remédios naturais para combater estes sintomas típicos do Verão. De entre estas soluções, várias plantas têm efeitos comprovados contra a sensação de pernas pesadas. Descubra as vantagens destas plantas para passar um Verão com toda a serenidade!

A sensação de pernas pesadas, um caso frequente de insuficiência venosa

Peso nas pernas – um problema de circulação
Tornozelos inchados, peso nas pernas, formigueiros nas barrigas das pernas, cãibras nocturnas… estes sintomas são característicos de uma insuficiência venosa. Esta deve-se a uma má circulação do sangue e mais especificamente a um mau retorno venoso das pernas para o coração. Sob o efeito da gravidade, o sangue estagna nos membros inferiores, o que leva a um inchaço dos membros, a uma sensação de peso e a dores. Ao desenvolver-se, uma insuficiência venosa pode conduzir ao surgimento de varizes, de problemas cutâneos ou de complicações mais graves como um edema dos membros inferiores.

A insuficiência venosa, um problema circulatório frequente
Este problema circulatório é acentuado por influência de determinados factores de risco, como o excesso de peso, a sedentariedade, o tabagismo e o calor intenso. A insuficiência venosa faz parte das afecções mais frequentes nos países industrializados. Em França, perto de 20 milhões de pessoas poderiam ser afectadas por uma insuficiência venosa crónica. Para aliviar os sintomas deste problema circulatório e evitar o surgimento de complicações, foram estudadas várias soluções. De entre estas soluções, a fitoterapia tem um grande interesse.

O interesse da fitoterapia para combater a insuficiência venosa

A eficácia dos venotónicos naturais contra a insuficiência venosa
Em caso de insuficiência venosa, pensa-se muitas vezes em meias de descanso e em determinados medicamentos. Contudo, existem também soluções à base de plantas para combater a insuficiência venosa. Em virtude da sua acção estimulante da circulação sanguínea, estas substâncias designam-se venotónicos, venotrópicos ou ainda flebotónicos. Em 2016, um artigo publicado na revista Cochrane Database of Systematic Reviews1 fez o ponto de situação sobre vários venotónicos disponíveis no mercado para combater a insuficiência venosa. Com este artigo os investigadores pretendiam avaliar a eficácia e o grau de segurança destes produtos estimulantes. Para tal, compilaram e analisaram os resultados de inúmeros estudos realizados nos últimos anos. No final do seu estudo, conservaram 8 compostos activos, a maioria derivados de extractos naturais. Tendo em conta as inúmeras provas científicas disponíveis, os investigadores seleccionaram, por exemplo:
  • - a planta Centella asiatica, também conhecida pelo nome de gotu kola, cuja utilização terapêutica remonta a vários milhares de anos;
  • - o extracto de casca de pinheiro-marítimo, conhecido pela sua actividade antioxidante e pelos seus efeitos benéficos no caso de insuficiência venosa;
  • - o extracto de grainhas de uva, estudado pelas suas inúmeras virtudes terapêuticas, nomeadamente para aliviar a sensação de pernas pesadas;
  • - o extracto de Citrus aurantium, de que são extraídas a diosmina e a hesperidina, dois princípios activos conhecidos por reforçar o tónus e a elasticidade das veias.
Resultados positivos em suplementação nutricional
O trabalho realizado pelos investigadores é colossal. Os dados recolhidos referem-se a mais de 6000 sujeitos, o que permite ter um inventário completo e fiável sobre os tratamentos venotónicos. Ao analisar estes dados, os investigadores realçaram vários efeitos benéficos dos venotónicos contra a insuficiência venosa:
  • - uma diminuição dos edemas dos membros inferiores, o que limita o risco de complicações de uma insuficiência venosa;
  • - uma redução dos sintomas da insuficiência venosa, como a sensação de pernas pesadas, as cãibras e o inchaço;
  • - benefícios contra os acidentes trombóticos, que correspondem às complicações provocadas por uma má nutrição dos tecidos e que se manifestam, por exemplo, por alterações cutâneas.
O extracto de castanha da Índia, um remédio da avó com efeitos reconhecidos

Um entusiasmo cada vez maior pelo extracto de castanha da Índia
Além dos extractos naturais evocados atrás, existe outro que foi objecto de inúmeras publicações nos últimos anos. Trata-se do extracto de castanha da Índia, que é muitas vezes apresentado como um remédio da avó contra os sintomas da insuficiência venosa. Os estudos realizados sobre este extracto permitiram identificar um potente princípio activo: a escina. É aliás por essa razão que existem actualmente suplementos à base de extracto de castanha da Índia normalizado em escina. Um estudo publicado em 2012 na revista Cochrane Database of Systematic Reviews2 fez também o ponto de situação sobre os benefícios deste extracto. Para tal, os investigadores recolheram e analisaram os resultados de inúmeros estudos sobre os efeitos da toma de um suplemento de extracto de castanha da Índia. A análise destes dados revelou excelentes resultados.
Benefícios reconhecidos contra a insuficiência venosa
Os investigadores compararam os resultados obtidos com a toma de um suplemento com extracto de castanha da Índia com os resultados constatados com a utilização de um placebo. Ao estudar 6 estudos diferentes, os investigadores realçaram vários benefícios do extracto de castanha da Índia. Comparativamente às pessoas que tomaram o placebo, as pessoas que tomaram o suplemento sentiram uma redução significativa das dores e uma diminuição do volume da perna. Ao permitir aliviar estes sintomas, este extracto natural surge assim como um trunfo importante em caso de insuficiência venosa.

Estes dois estudos científicos permitem confirmar o interesse da fitoterapia para combater os sintomas da insuficiência venosa e a sensação de pernas pesadas. Centella asiatica, extracto de casca de pinheiro-marítimo, extracto de grainhas de uva, extracto de castanha da Índia… a lista das plantas com efeitos venotónicos é longa. Se é verdade que estes extractos naturais podem ser propostos isolados como suplemento nutricional, é também possível combiná-los para tirar o melhor partido possível dos benefícios em caso de insuficiência venosa. Por esta razão, a fórmula VeinoMax reúne perto de dez extractos naturais, incluindo os evocados neste artigo.



> Fontes:
1. Martinez-Zapata MJ et al., Phlebotonics for venous insufficiency, Cochrane Database Syst Rev., 6 Abril 2016.
2. Pittler MH et al., Horse chestnut seed extract for chronic venous insufficiency, Cochrane Database Syst Rev., 14 Novembro 2012.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Horse Chestnut Extract

Melhora a circulação nas pernas

www.supersmart.com
VeinoMax

Fórmula melhorada para um melhor conforto venoso

www.supersmart.com
Pycnogenol® 50 mg

Antioxidante muito potente cuja eficácia foi validada por inúmeros estudos.

www.supersmart.com
Centella asiatica

Extracto normalizado 20% asiaticósidos e madecassósidos

www.supersmart.com
Hesperidin Methyl Chalcone 500 mg

Para tratar os problemas de circulação

www.supersmart.com
Descubra também
24-08-2016
A taxifolina: um papel importante para a...
Foram publicados perto de 600 estudos, realizados na sua maioria na Rússia, sobre os efeitos da taxifolina – um potente flavonóide extraído do larício da...
Saber mais
10-04-2017
O extracto de meliloto actua sobre o...
O extracto normalizado de meliloto alivia eficazmente os sintomas associados aos linfoedemas e à insuficiência venosa crónica. O seu constituinte principal, a cumarina – uma...
Saber mais
19-05-2015
A insuficiência venosa – uma doença crónica...
18 milhões de franceses, na proporção de um homem para quatro mulheres, sofrem de insuficiência venosa. Para prevenir o agravamento desta doença crónica evolutiva, é...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar