Início   >  Cuidados dos cabelos  >  Um medicamento indicado contra...
20-11-2017

Um medicamento indicado contra a calvície aumenta o risco de suicídio

alocepie depression É a Agência de segurança do medicamento que o diz: a finasterida, uma molécula que trava a queda do cabelo e facilita o crescimento, propiciaria as alterações de humor, a depressão e até as ideias suicidas. Num comunicado publicado a 26 de Outubro, apela mesmo à “interrupção imediata” da toma dos medicamentos que contêm esta substância – Propecia e Chibro-Proscar – em caso de sintomas psiquiátricos suspeitos.

Não é a primeira vez que esta molécula dá que falar. Já em Maio de 2016 a revista independente Prescrire avisava que a molécula apresentava mais riscos do que vantagens, nomeadamente com efeitos psiquiátricos, mas também disfunções sexuais como diminuição da libido e problemas de erecção e ejaculação. Então, vale a pena correr o risco?
É preciso dizer que a alopécia androgénica, que está na origem da calvície, é um fenómeno ansiogénico muito comum: cerca de um terço dos homens são afectados a partir dos 30 anos, metade aos 50 anos e mais de 80% a partir dos 70 anos1. São as vítimas mais precoces que sofrem mais e que, por conseguinte, são mais susceptíveis de se virar para a finasterida.
Trata-se de um dos dois únicos tratamentos reconhecidos como sendo eficazes (embora de forma temporária) pela célebre Food and Drug Administration (FDA). Tomado na forma de comprimido, actua bloqueando temporariamente a transformação da testosterona em diidrotestosterona (DHT), uma hormona que propicia a queda do cabelo ao acumular-se próximo dos folículos pilosos que lhe são receptivos (ou seja, os do cimo do crânio). Infelizmente, é esta intervenção que parece ter repercussões no comportamento e na sexualidade.

O segundo tratamento reconhecido pela FDA, menos dispendioso, não intervém no processo de fabrico desta hormona. Trata-se de um tópico, o minoxidil, que é utilizado como spray ou mousse e se aplica diariamente nas zonas sem cabelo. Pensa-se que esta substância estimula o crescimento do cabelo originando uma dilatação dos vasos locassem>2 e propiciando um ambiente ideal susceptível de ajudar os folículos a passar da fase de queda para a fase de acrescimentos>3. Os estudos realizados indicam que aumenta tanto o número de folículos pilosos como a espessura do cabelo existente4, e isso sem provocar problemas sexuais nem psicológicos. Na verdade, partilha o seu único inconveniente com a finasterida: o fim do tratamento provoca o desaparecimento das melhorias e poucos meses.

Disponível em farmácia, o minoxidil faz parte integrante da fórmula muito popular Spectral DNC. Esta apresenta a vantagem adicional de conter arginina, que estimula a microcirculação, Aminexil, que mantém a elasticidade dos tecidos em torno das raízes, e péptido SP94, que ajuda a nutrir os cabelos. Atenção! Trata-se de um medicamento não aconselhado a quem tenha lesões no couro cabeludo, problemas cardíacos ou problemas dermatológicos graves.



Fontes:
1- Psychological effect, pathophysiology, and management of androgenetic alopecia in men. Stough D, Stenn K, et al. Mayo Clin Proc. 2005 Out;80(10):1316-22. Revisão. Texto integral: www.mayoclinicproceedings.com
2- Lucky AW, Piacquadio DJ, Ditre CM, Dunlap F, Kantor I, Pandya AG, et al. A randomized, placebo-controlled trial of 5% and 2% topical minoxidil solutions in the treatment of female pattern hair loss. J Am Acad Dermatol. 2004;50:541–553.
3- Schweiger ES, Boychenko O, Bernstein RM. Update on the pathogenesis, genetics and medical treatment of patterned hair loss. J Drugs Dermatol. 2010;9:1412–1419.
4- Orasan MS, Bolfa P, Coneac A, Muresan A, Mihu C. Topical Products for Human Hair Regeneration: A Comparative Study on an Animal Model. Annals of Dermatology. 2016;28(1):65-73. doi:10.5021/ad.2016.28.1.65.
Descubra também
31-07-2017
Os complementos alimentares que libertam apetites recorrentes
Os desejos por certos alimentos aparecem tanto nas pessoas que querem perder peso como nas que têm um peso estável. Para encontrar soluções duradouras para...
Saber mais
30-03-2016
Beleza e saúde dos cabelos e das...
O estado dos cabelos e das unhas é muitas vezes o reflexo do estado de saúde. Com os anos, tornam-se mais finos em mais frágeis;...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar