Início   >  Desintoxicação  >  Desintoxicação: os efeitos protectores...
03-05-2017

Desintoxicação: os efeitos protectores da alcachofra

alcachofra À mesa, a alcachofra é apreciada pelo seu gosto atípico. Sabia que esta planta possui inúmeras virtudes para a saúde? Excelente fonte de fibras, de potássio e de vitamina B9, a alcachofra integra igualmente inúmeros antioxidantes. Este poder antioxidante natural foi objecto de inúmeros estudos científicos durante estes últimos anos. Esta composição excepcional confere à alcachofra várias vantagens para o organismo, nomeadamente ao nível digestivo e hepático. Ao nível do fígado, investigadores iranianos interessaram-se recentemente pelos seus efeitos hepatoprotectores contra as intoxicações por chumbo1. Descubramos os seus resultados promissores para desintoxicar o fígado.

O poder antioxidante da alcachofra face à toxicidade do chumbo

O poder antioxidante natural da alcachofra suscitou o interesse dos investigadores iranianos para combater os efeitos nefastos do chumbo. Este constitui um dos poluentes mais perigosos no nosso ambiente. Inúmeros estudos confirmaram a sua toxicidade para o organismo. Uma vez absorvido, este metal pesado pode acumular-se rapidamente em vários órgãos, como o fígado e os rins. Esta intoxicação por chumbo pode conduzir ao surgimento de complicações indesejáveis tais como disfunções fisiológicas, neurológicas, reprodutivas ou ainda problemas de comportamento. Estas complicações estão nomeadamente ligadas ao stress oxidativo induzido pelo chumbo. Considerado como um dos mecanismos mais nefastos para o corpo humano, este stress oxidativo poderia ser limitado pelos compostos antioxidantes da alcachofra. Pelo menos é o que sugerem os trabalhos realizados pela equipa de investigação iraniana.

Um suplemento nutricional em estudo para combater a intoxicação por chumbo

Para avaliar o potencial terapêutico da alcachofra, os investigadores interessaram-se por um suplemento nutricional: Artichoke. Este complemento alimentar é formulado a partir de um extracto de alcachofra, extraído da espécie Cynara scolymus. Este extracto natural foi seleccionado em virtude do seu elevado teor em antioxidantes e dos inúmeros estudos publicados sobre o assunto. Trabalhos recentes haviam aliás concluído a existência de uma actividade anti tóxica da Artichoke. Para aprofundar estes resultados, este suplemento foi testado em 32 ratos, divididos por quatro grupos. O primeiro grupo apresentava uma alimentação isenta de chumbo, ao passo que os restantes três grupos tomavam refeições com chumbo. De entre estes três grupos, um tomava um suplemento de Artichoke ao passo que outro tomava um suplemento de vitamina C. Para medir a eficácia da toma destes suplementos, os investigadores monitorizaram vários parâmetros: a concentração em chumbo no soro, o perfil lipoproteico, a concentração em diversas moléculas como a alanina transaminase (ALT), a aspartato transaminase (AST), a fosfatase alcalina (ALP) ou ainda o malondialdeído (MDA). Estas diferentes medições podem permitir revelar o surgimento de uma disfunção fisiológica.

Os resultados promissores da toma de um suplemento em Artichoke

No final dos estudos realizados, os investigadores revelaram resultados positivos para o grupo que tomou o suplemento em Artichoke. A toma do suplemento permitiu não só uma diminuição dos índices de chumbo no soro, mas também uma melhoria do perfil fisiológico. O perfil lipídico dos ratos que tomaram o suplemento melhorou, verificando-se uma redução dos triglicéridos totais e dos VLDL – moléculas que se transforma gradualmente em colesterol “mau”. Este resultado positivo vem ao encontro de um outro estudo, que havia concluído que o extracto de alcachofra possui um efeito anti colesterol. A toma de um suplemento em Artichoke permitiu igualmente reduzir os índices de ALT, AST, ALP e MDA, o que sugere uma melhoria de várias funções biológicas, nomeadamente ao nível do fígado.

Este novo estudo confirma o potencial terapêutico da alcachofra. Segundo os investigadores, o seu poder antioxidante seria especialmente benéfico para o fígado, nomeadamente em caso de intoxicação por chumbo. Formulado a partir de um extracto de alcachofra, Artichoke confirmou igualmente o seu interesse como suplemento. A avaliação da sua eficácia evidenciou uma actividade anti tóxica, um efeito hepatoprotector e uma acção anti colesterol. Para beneficiar das vantagens deste produto, é possível tirar partido da fórmula proposta por Supersmart: Double Artichoke. Este suplemento associa dois extractos de alcachofra, contendo inúmeros princípios activos com propriedades antioxidantes e hepatoprotectoras.



> Fonte:
1. Esfandiar Heidarian & Mahmoud Rafieian-Kopaei, Protective effect of artichoke (Cynara scolymus) leaf extract against lead toxicity in rat, Pharmaceutical Biology, Volume 51, 2013, Edição 9, Páginas 1104-1109.
Descubra também
22-02-2017
Lutar contra a obstipação crónica e manter...
Na época de Luis XIV, que sofria de obstipação, os médicos que o seguiam tinham por hábito perguntar-lhe “Como vai?”, subentendendo-se “Como vai à sanita?”....
Saber mais
18-06-2018
Os 10 frutos e legumes que fazem...
Já sabe deste o nosso dossier sobre os pesticidas ; o envenenamento de todo o planeta continua a evoluir a um ritmo constante. Para limitar...
Saber mais
01-02-2017
Poluição, intoxicação, esta substância protege até dos...
No dia 22 de Abril de 1915, por volta das 17 horas, as tropas coloniais francesas da Martinica, então entrincheiradas na frente de Ypres, viram...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar