O Sytrinol®, uma alternativa às estatinas eficaz e segura
Quer sejam sintéticas ou naturais, as estatinas são moléculas extremamente eficazes para reduzir a colesterolemia. Contudo, não são toleradas da mesma forma por todos os seus consumidores, e alguns desejam recorrer a alternativas que não induzam efeitos secundários. Existem outras fontes naturais que podem facilmente substituir as estatinas, e é esse o caso específico do Sytrinol®.
Do colesterol sanguíneo circulante, um terço é proveniente da alimentação e dois terços provêm de uma síntese endógena feita pelo fígado. Ao inibir a HMG CoA redutase, uma enzima do fígado que intervém na síntese endógena do colesterol, o Sytrinol® actua na origem do problema.
Ensaios clínicos permitiram assim avaliar a sua eficácia real na luta contra a hipercolesterolemia média dado que, após apenas três meses de toma, os investigadores observaram nos sujeitos do estudo, uma redução significativa dos vários parâmetros susceptíveis de aumentar o aparecimento de doenças cardiovasculares. O colesterol total dos pacientes diminuira 30%, o nível de colesterol LDL diminuira 27%, o dos triglicéridos 34% e o nível de apolipoproteínas B (apo B), considerado actualmente como um dos marcadores do risco cardiovascular, caíra 21%. Paralelamente à redução destes níveis, o colesterol HDL aumentara 4% e a relação LDL/HDL melhorara cerca de 30%.
Para além destes resultados muito encorajadores, os investigadores evidenciaram outras propriedades devidas à composição deste nutracêutico patenteado. Na realidade, o Sytrinol® é uma potente mistura de substâncias derivadas de citrinos e do fruto da palmeira:
- por um lado, encontramos compostos pertencentes à família da vitamina E: os tocotrienóis. Dotados de eminentes virtudes antioxidantes, contribuem para proteger as paredes dos vasos sanguíneos das consequências dramáticas de um excesso de radicais livres que propiciam a doença ateromatosa,
- e por outro, os flavonóides polimetoxilados como a tangeritina e a nobiletina provenientes da toranja, do limão e da tangerina, que possuem excelentes propriedades anti-inflamatórias que permitem reduzir a proteína C reactiva (CRP), um marcador inflamatório muito comum do risco cardiovascular.
Assim, como complemento de uma alimentação de tipo mediterrânico, baseada em legumes e frutas, rica em gorduras insaturadas (oleagenosas, azeite, óleo de colza, peixes gordos) e pobre em ácidos gordos saturados e trans, a toma diária de 300 mg de Sytrinol® vai permitir:
- regular de forma notável um mau balanço lipídico sanguíneo regularizando a produção excessiva de colesterol pelo fígado e também
limitar a inflamação e a oxidação
- dois factores de risco primordiais na saúde cardiovascular.
Uma equipa de investigação indiana acaba de fazer uma descoberta surpreendente para reduzir a acumulação de “colesterol mau” ao nível das artérias 1 ; Uma...
Um estudo publicado no Hypertension , o jornal da American Heart Association, traz novas provas da eficácia deste complemento alimentar para diminuir o risco de...