
A época estival expõe-nos frequentemente a inúmeras tentações calóricas. Gelados, bebidas açucaradas, bolos aperitivos, cocktails… todos estes produtos têm a tendência de fazer subir a balança calórica durante o Verão. Felizmente, existem soluções para controlar e limitar o aumento de peso. Um outro produto natural que deveria também suscitar o seu interesse pelo notório efeito redutor do apetite que possui: o extracto de alfarroba. As vantagens deste fruto foram objecto de vários estudos científicos, cujos resultados foram publicados nas revistas
Journal of Pharmacie & BioAllied Sciences1 e
International Journal of Molecular Sciences2. As conclusões destes trabalhos são unânimes: o extracto de alfarroba apresenta inúmeras vantagens para manter a linha. Descubra os princípios activos e os benefícios deste produto de emagrecimento natural.
Um fruto com um elevado teor em fibras solúveis
Extraída da alfarrobeira, a alfarroba é um fruto que integra inúmeras fibras vegetais como a galactomanana. Particularmente presente nas sementes da alfarroba, a galactomanana tem a particularidade de ser solúvel e de ser constituída por manose e galactose. A sua estrutura e propriedades específicas permitem obter uma goma. É esta goma de alfarroba que está a entusiasmar cada vez mais os cientistas. Alguns interessaram-se pelo seu forte potencial antioxidante para proteger o organismo, ao passo que outros estudaram os efeitos do seu elevado teor em galactomanana para limitar o aumento de peso.
A goma de alfarroba para prolongar a sensação de saciedade
Em virtude do seu elevado teor em fibras solúveis, a goma de alfarroba chamou a atenção da comunidade científica para reduzir o apetite. Os investigadores constataram que esta goma tem a capacidade de gelificar, quando no organismo. A presença deste gel tem como efeito um atraso na absorção dos nutrientes, o que permite prolongar o efeito de saciedade e reduzir o apetite. Esta acção da goma de alfarroba confere-lhe um potente efeito redutor do apetite, que permite controlar o aporte calórico e limitar o aumento de peso.
Princípios activos para contrariar a hiperlipidemia
Além das suas fibras solúveis com efeito redutor do apetite, a alfarroba contém também fibras insolúveis, polifenóis e ciclitóis. Estudos realizados mostraram que estes compostos poderiam ter efeitos benéficos no perfil lipídico. Durante estes testes, a toma de um suplemento de polifenóis extraídos da alfarroba permitiu, por exemplo, reduzir os índices de colesterol total nos indivíduos que apresentavam uma hiperlipidemia. Constatou-se também uma baixa nos índices de colesterol “mau” (colesterol LDL).
Resultados positivos contra os efeitos da diabetes
A toma de um suplemento de alfarroba revelou também resultados promissores contra os efeitos da diabetes. A goma de alfarroba parece conseguir atrasar a chegada do açúcar ao sangue. Adicionalmente, alguns resultados levam a pensar que um princípio activo natural da alfarroba tenha uma actividade semelhante à da insulina. Este composto – o pinitol – poderia contribuir para regular os níveis de açúcares no sangue. Aguarda-se a realização de estudos complementares para aprofundar estas primeiras descobertas.
Obviamente, o extracto e a goma de alfarroba apresentam inúmeras vantagens para o organismo. Por conseguinte, com o intuito de tirar o melhor partido possível dos inúmeros benefícios da alfarroba, desenvolveu-se o suplemento CSAT®. Este é formulado a partir de 60% de extracto de alfarroba e 40% de goma. Esta fórmula patenteada permite apostar numa concentração ideal em galactomanana, cujos efeitos redutores do apetite são já bem conhecidos.
> Sources :
1. Marita Dionísio, Ana Grenha, Locust bean gum: Exploring its potential for biopharmaceutical applications, J Pharm Bioallied Sci. 2012 Jul-Set; 4(3): 175–185.
2. Vlasios Goulas et al., Functional Components of Carob Fruit: Linking the Chemical and Biological Space, Int. J. Mol. Sci. 2016, 17(11), 1875.