
Sabia que o carvalho francês encerra potentes princípios activos? Símbolo de imortalidade e de fecundidade em inúmeras tradições ancestrais, o carvalho é utilizado para fins terapêuticos há vários séculos. Os trabalhos de investigação mostraram que as virtudes medicinais desta árvore sagrada estavam ligadas ao seu elevado teor de polifenóis, e mais especificamente à presença de roburinas. Conhecidas pelo seu poder antioxidante natural, estes compostos flavonóicos conferem ao carvalho francês inúmeros efeitos protectores para o organismo. Descubra o potencial terapêutico de um extracto de carvalho francês (
Quercus robur):
Robuvit®.
Uma actividade antioxidante com efeitos protectores
Medição in vitro do poder antioxidante
Em 2014 os benefícios do extracto de carvalho francês Robuvit® foram confirmados por um primeiro teste
in vitro1. Os investigadores mediram a capacidade antioxidante global deste produto utilizando o método TEAC. Esta técnica permite avaliar o poder antioxidante de uma substância em equivalentes Trolox. Para o Robuvit®, a análise deu um resultado muito positivo de 6,37 µmol de equivalentes Trolox/mg.
Avaliação do interesse da toma do suplemento Robuvit®
Em virtude do poder antioxidante confirmado do extracto de carvalho francês, os investigadores procuraram avaliar o interesse da toma do suplemento Robuvit® em 20 voluntários
2. Durante um mês, os voluntários tomaram um suplemento e os investigadores mediam os efeitos dessa toma. Os cientistas tiveram em conta diferentes parâmetros como os marcadores de danos do stress oxidativo, a actividade de várias enzimas antioxidantes (superóxido dismutase, catalase, glutationa peroxidase) e a capacidade antioxidante total no plasma.
Efeitos protectores para o bem-estar do organismo
No final do estudo, os investigadores constataram um aumento significativo da actividade de certas enzimas antioxidantes e da capacidade antioxidante total no soro. Além disso, observaram também uma redução significativa dos índices de oxidação avançada das proteínas e de peróxidos lipídicos no soro. Estes resultados confirmam não só a actividade antioxidante do Robuvit®, mas também a sua eficácia como suplemento para proteger o organismo contra os danos causados pelo stress oxidativo.
O interesse terapêutico do carvalho francês
Avaliação dos efeitos hepatoprotectores do Robuvit®
Tendo em conta o poder antioxidante natural do carvalho francês Quercus robur, alguns investigadores interessaram-se pelo seu potencial terapêutico. Para o estudar, avaliaram os efeitos da toma do suplemento Robuvit® em pacientes com um comprometimento hepático moderado2. Os pacientes foram divididos em dois grupos, apresentando cada um parâmetros sanguíneos homogéneos. De entre os 44 pacientes seleccionados, 23 tomaram o suplemento Robuvit® durante 12 semanas.
Resultados positivos após a 6ª semana de toma do suplemento
Os investigadores constataram efeitos positivos após a 6ª semana a tomar o suplemento. Comparativamente aos pacientes do grupo de controlo, os pacientes que tomaram o suplemento apresentavam um nível de albumina mais elevado. Ora, a diminuição deste índice é um fenómeno característico de um comprometimento hepático moderado. Além desta primeira melhoria significativa, os investigadores observaram outros efeitos benéficos:
- uma diminuição dos índices da fosfatase alcalina, da aspartato aminotransferase e da alanina aminotransferase, moléculas cuja concentração é elevada no caso de uma doença do fígado;
- uma melhoria dos níveis de bilirrubina, um pigmento produzido pela degradação da hemoglobina cuja concentração aumenta quando existem certas perturbações hepáticas;
- uma diminuição dos radicais livres plasmáticos, espécies reactivas responsáveis por danos celulares;
- um abrandamento da velocidade de sedimentação, indicativo de uma diminuição do processo inflamatório.
Publicados em 2016 na revista Minerva Gastroenterologica e Dietologica, estes resultados parecem confirmar uma actividade hepatoprotectora do extracto de carvalho branco. Sugerem também uma actividade anti-inflamatória.
> Fontes:
1. Martina Horvathova, et al., Effect of the French Oak Wood Extract Robuvit on Markers of Oxidative Stress and Activity of Antioxidant Enzymes in Healthy Volunteers: A Pilot Study, Oxid Med Cell Longev., 2014; 2014: 639868.
2. Luciano Pellegrini, et al., Supplementary management of functional, temporary alcoholic hepatic damage with Robuvit® (French oak wood extract), Minerva Gastroenterologica e Dietologica, Setembro 2016; 62(3):245-52.