Início   >  Nutrição cerebral  >  Bacopa monnieri – uma...
29-03-2017

Bacopa monnieri – uma planta para estimular o cérebro

cérebro Muitas vezes desconhecida, a Bacopa monnieri é uma planta muito reputado na Índia graças às suas inúmeras virtudes para a saúde. Na medicina ayurvédica esta planta é apresentada como um tónico natural para combater as afecções do cérebro. Muito estudada nos últimos anos, esta planta é actualmente considerada um adaptogénico. Isso significa que permite lutar de forma natural contra os estados de stress e de ansiedade. Mais recentemente, alguns investigadores apresentam-na como um potente nootrópico natural para melhorar as capacidades cognitivas, como a memória e a concentração. Foco nesta actividade benéfica da Bacopa monnieri para estimular o cérebro.

Bacopa monnieri – uma planta com propriedades desconhecidas

Apesar de a Bacopa monnieri ser utilizada há milénios na Índia como tónico natural, alguns dos seus efeitos no organismo continuam por esclarecer. Em 2016, foi publicado um novo artigo sobre esta planta na revista Pharmacognosy Magazine1. Os autores começam por lembrar os inúmeros benefícios para a saúde atribuídos à Bacopa Monnieri como as suas propriedades antioxidantes, anti ulcerogénicas, adaptogénicas e hepatoprotectoras. Contudo, é a sua acção como nootrópico natural que interessa muito particularmente os investigadores. Para confirmar os benefícios desta planta na estimulação do cérebro, os investigadores avaliaram o efeito de um extracto de Bacopa monnieri em moléculas e em células conhecidas pelo papel que desempenham ao nível da memória e da cognição. E os resultados obtidos são muito positivos, com a identificação de várias acções da Bacopa Monnieri nas vias colinérgica, dopaminérgica, serotoninérgica e neuroprotectora.

A explicação dos efeitos de Bacopa monnieri nas capacidades cognitivas

Este novo estudo permitiu evidenciar vários mecanismos de acção da Bacopa monnieri no organismo. Segundo os investigadores, determinados compostos activos desta planta teriam um efeito antagonista ao nível dos receptores 5HT2a e 5HT6, que são receptores da serotonina conhecidos por estarem envolvidos nos processos de memorização. Graças a este efeito antagonista, o extracto de Bacopa monnieri poderia, assim, melhorar a memória. Adicionalmente, este extracto natural teria outras acções que influenciariam positivamente a memória. Com efeito, o estudo mostrou que o extracto utilizado permitia inibir enzimas como a Catecol-O-metil transferase (COMT) e a Prolil endopeptidase (PEP). Ora, a primeira enzima (COMT) intervém na modulação da memorização, influenciando o metabolismo da dopamina. A acção inibidora dos compostos de Bacopa monnieri permitiria melhorar a memória. A segunda enzina (PEP), por seu lado, é conhecida pela sua actividade de neuropeptidase, envolvida no declínio cognitivo. Na verdade, a enzima PEP cliva neuropéptidos como a arginina-vasopressina, a oxitocina, a neurotensina ou ainda a substância P – moléculas que desempenham um papel crucial no reforço positivo, nas interacções sociais, nas emoções ou ainda na resposta ao stress. Ao inibir a actividade da enzima PEP, o extracto de Bacopa monnieri poderia, por conseguinte, ter um efeito positivo contra o declínio cognitivo e um efeito benéfico nas capacidades cognitivas.

Este novo estudo sobre a Bacopa monnieri confirma a preferência crescente por esta planta milagrosa, considerada simultaneamente um adaptogénico contra o stress e um nootrópico natural para melhorar as capacidades cognitivas. Graças aos seus trabalhos, os investigadores fornecem igualmente novas provas científicas sobre a eficácia e o potencial terapêutico dos bacósidos – os principais constituintes activos da Bacopa monnieri. É por essa razão que temos disponíveis complementos alimentares formulados a partir de extracto de Bacopa monnieri normalizado em bacósidos. É o caso da fórmula “Bacopa monnieri - 100 mg” da Supersmart que oferece um extracto de grande qualidade, normalizado para fornecer pelo menos 50% de bacósidos por cápsula – uma das melhores dosagens disponíveis no mercado.



> Fonte:
1. Dethe S, Deepak M, Agarwal A, Elucidation of Molecular Mechanism(s) of Cognition Enhancing Activity of Bacomind®: A Standardized Extract of Bacopa Monnieri, Pharmacogn Mag, Jul. 2016, 12(Supl 4):S482-S487.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Bacopa monnieri 100 mg

Melhora a capacidade de memorização e de retenção de informações e aumenta a capacidade de aprendizagem

www.supersmart.com
Descubra também
28-06-2017
Nutrição – como alimentar bem o seu...
Verdadeiro centro de controlo do nosso sistema nervoso central, o nosso cérebro tem de tratar diariamente milhões de informações. Face a este fluxo permanente de...
Saber mais
10-10-2016
As incríveis virtudes polivalentes da curcuma (2/2)
Na Índia, a curcuma é utilizada para tratar toda uma variedade de indisposições incluindo problemas gastrointestinais, problemas inflamatórios, dores de cabeça, infecções ou constipações. É...
Saber mais
02-10-2017
A colina – um nutriente essencial desconhecido
Muitas vezes desconhecida, a colina é uma substância que foi reconhecida como nutriente essencial pela prestigiada National Academy of Medicine dos EUA 1 . Este...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar