Início   >  Stress e sono  >  Descoberto um novo composto...
29-03-2017

Descoberto um novo composto activo eficaz contra a insónia

insónia Tem dificuldade em adormecer? Acorda sistematicamente em plena noite? Não consegue voltar a adormecer? Como milhões de outras pessoas em todo o mundo, talvez procure uma solução natural e eficaz contra as perturbações do sono. Se é esse o caso, este artigo deve interessar-lhe. Uma equipa de investigadores acaba de identificar um novo composto activo e natural contra a insónia. Esta descoberta é extremamente interessante, dado que este composto provém de uma planta utilizada há muitos milhares de anos na medicina ayurvédica. O ponto sobre esta molécula com interesse para combater as perturbações do sono.

Ashwagandha – uma alternativa natural para tratar a insónia

Dificuldades em adormecer, despertares repetidos, sensação de stress ao acordar… são sinais característicos de uma insónia. Quer seja passageira (aguda) ou persistente (crónica), a insónia pode afectar consideravelmente o quotidiano dos que dela sofrem com maior irritabilidade, sonolência diurna e dificuldades de concentração. Apesar de existirem medicamentos para combater a insónia, a utilização de soníferos é frequentemente criticada devido ao efeito de dependência e ao surgimento de efeitos indesejados. É, aliás, por esta razão que inúmeros investigadores tentam identificar alternativas naturais. De entre as pistas mais sérias para combater as perturbações do sono, o Ashwagandha suscita a preferência dos investigadores há já vários anos. A razão? Esta planta é preconizada nos tratados da Ayurveda por induzir o sono e combater as insónias. Contudo, foi preciso esperar até 2017 para identificar o composto que está na origem da sua actividade soporífera e compreender melhor o seu interesse contra as insónias.

A explicação da actividade soporífera do Ashwagandha

Embora o Ashwagandha (Withania somnifera) seja utilizado há milénios contra as perturbações do sono, nenhum estudo científico havia permitido compreender a sua actividade soporífera. Isto sem contar um estudo recente publicado no início de 2017 na revista PLOS ONE1. Uma equipa de investigadores japoneses conseguiu identificar um novo composto no Ashwagandha: o trietilenoglicol. Realizado com ratinhos, o estudo mostrou que este composto provoca um aumento significativo do sono lento, ou seja, a fase do sono que está associada ao sono profundo. Apesar de ser necessário realizar testes complementares para confirmar estes novos resultados, estes abrem perspectivas promissoras para combater as perturbações do sono e a insónia.

Esta nova descoberta confirma mais uma vez o interesse do Ashwagandha. Antes deste estudo sobre a insónia, esta planta havia já revelado efeitos positivos contra os estados de stress e de ansiedade. É por isso que está classificada entre os adaptogénicos. Isto significa que permite ao corpo adaptar-se face a diferentes momentos stressantes e agressões externas da vida quotidiana. Já escrevemos um artigo a este propósito: “Os adaptogénicos e o stress”. Isto quer dizer que o Ashwagandha se apresenta como um trunfo precioso na fitoterapia. Encontramo-lo actualmente na forma de complemento alimentar, como é o caso do novo extracto do catálogo Supersmart: Super Ashwagandha.



> Fonte:
1. Kaushik MK, Kaul SC, Wadhwa R, Yanagisawa M, Urade Y, Triethylene glycol, an active component of Ashwagandha (Withania somnifera) leaves, is responsible for sleep induction, PLoS One, 16 Fev. 2017, 12(2):e0172508.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Super Ashwagandha

Novo extracto, 2,5 vezes mais concentrado em princípio activo

www.supersmart.com
Descubra também
02-02-2015
O triptofano está de volta em grande
O L-triptofano é um dos 8 aminoácidos essenciais da alimentação humana. É o precursor metabólico da serotonina, da melatonina e da niacina. Foi descoberto em...
Saber mais
12-11-2013
Melatonina: um sonífero natural
Finalmente, a União Europeia autorizou um produto natural que ajuda a dormir melhor: a melatonina. Na minha opinião, as pessoas que interditaram esta substância natural...
Saber mais
25-01-2019
Adormecer rápido sem soníferos; o tratamento natural...
É provável que faça parte das pessoas que já experimentaram o horror da insónia : lençóis quentes, pele húmida, mudanças de posição intermináveis e a...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar