Início   >  Antioxidantes  >  Desporto – os benefícios...
09-08-2017

Desporto – os benefícios cardio-respiratórios da astaxantina

Sports bénéfices de l’astaxanthine Quer seja um desportista amador ou profissional, este artigo deveria interessar-lhe. Um estudo publicado na revista especializada Medicine & Science in Sports & Exercise1 apresenta novas provas científicas sobre os benefícios da astaxantina para a resistência. Descubra estes novos resultados para optimizar os seus desempenhos desportivos e manter-se em forma.

A astaxantina, um antioxidante muito estudado pelos desportistas

Nunca ouviu falar da astaxantina? Trata-se do pigmento vermelho que está na origem da cor dos salmões, dos crustáceos e dos flamingos rosa. Além disso, a astaxantina é um princípio activo que tem sido que tem sido muito estudado nos últimos anos, nomeadamente na medicina do desporto. No ano passado evocámos já os seus efeitos cardioprotectores no nosso artigo “A astaxantina – um antioxidante particularmente potente”. Contudo, estes não são os únicos benefícios atribuídos a este pigmento natural. Em 2007 e em 2008, um grupo de investigadores conseguiu mostrar que a astaxantina permitia melhorar os desempenhos físicos melhorando a combustão das gorduras2,3. Para tal, os cientistas avaliaram os efeitos da toma de um suplemento de astaxantina em roedores. Comparativamente aos ratinhos do grupo de controlo, os ratinhos que tomaram o suplemento tinham mais resistência e queimavam mais gorduras. Em 2011 foi realizado um estudo semelhante envolvendo atletas4. Observou-se então uma melhoria da produção de energia e dos desempenhos em corrida.

Resultados positivos para melhorar a resistência e os desempenhos desportivos

Avaliação dos efeitos da astaxantina a longo prazo
Apesar dos resultados muito positivos sobre a utilização da astaxantina por desportistas, surgiram dúvidas no seguimento da publicação de resultados contraditórios em 20135. Para confirmar as vantagens da astaxantina a longo prazo, um grupo de investigadores avaliou os efeitos de uma cura de 8 semanas em corredores não profissionais. Participaram neste estudo 28 desportistas – 14 mulheres e 14 homens. Foram divididos em dois grupos: um grupo de controlo que tomou um placebo e um grupo que tomou um suplemento de astaxantina, numa dose diária de 12 mg. Para avaliar os efeitos da toma do suplemento nos desempenhos desportivos, os investigadores mediram vários parâmetros, como a frequência cardíaca.
Os benefícios cardio-respiratórios da astaxantina
Após as 8 semanas de toma do suplemento e de avaliação, os investigadores constataram resultados positivos nos desportistas que tomavam o suplemento de astaxantina. Num teste de esforço sub-máximo, estes desportistas apresentavam uma frequência cardíaca 10% mais baixa que os corredores do grupo de controlo. Esta diminuição significativa da frequência cardíaca sugere uma melhoria relevante dos respectivos desempenhos cardio-respiratórios.

Segundo este novo estudo, uma cura de astaxantina permite melhorar a resistência reduzindo a frequência cardíaca. Estes resultados são, aliás, coerentes com os obtidos aquando da avaliação do potencial antioxidante da astaxantina. Na verdade, um grupo de investigadores mostrou que este pigmento apresentava uma acção protectora para o sistema cardiovascular. É por essa razão que a astaxantina pode igualmente ter interesse na prevenção ou no tratamento de determinados problemas cardíacos. Para tirar o melhor partido possível dos efeitos deste potente antioxidante, ele está disponível como suplemento nutricional. No catálogo de SuperSmart pode encontrar um suplemento de astaxantina natural.



> Fontes:
1. Talbott Julie and al., Effect of Astaxanthin Supplementation on Cardiorespiratory Function in Runners: 3299 Board #204 June 2 3: 30 PM - 5: 00 PM, Medicine & Science in Sports & Exercise: Maio 2017 - Volume 49 - Edição 5S - Página 941.
2. M. Ikeuchi and al., Effects of astaxanthin in obese mice fed a high-fat diet, Biosci. Biotechnol. Biochem., 71 (4), 893-899, 2007.
3. W. Aoi and al., Astaxanthin improves muscle lipid metabolism in exercise via inhibitory effect of oxidative CPT I modification, Biochemical & Biophysical Research Communications, 22 Fevereiro 2008, Volume 366, Edição 4, Páginas 892-897.
4. CP Earnest and al., Effect of astaxanthin on cycling time trial performance, International Journal of Sports Medicine, Novembro 2011, 32(11):882-8.
5. Res and al., Astaxanthin supplementation does not augment fat use or improve endurance performance, Med Sci Sports Exerc, 2013 Jun;45(6):1158-65.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Astaxanthin 4 mg

Potente carotenóide antioxidante com inúmeros benefícios específicos

www.supersmart.com
Descubra também
04-07-2016
Astaxantina: o antioxidante do Verão
Um grupo de investigadores trabalha há vários anos numa molécula produzida por micro algas a que chamamos astaxantina. Esta molécula é considerada por muitos como...
Saber mais
16-11-2016
A astaxantina – um antioxidante particularmente potente
A astaxantina pertence à grande família dos carotenóides, dos quais possui as potentes propriedades antioxidantes. A astaxantina é fabricada por vários tipos de algas e...
Saber mais