Início   >  Suplemento hormonal  >  Menopausa: as virtudes das...
06-03-2019

Menopausa: as virtudes das catequinas do chá verde

Menopause chá verde Apreciado pelo seu gosto, o chá verde é igualmente preconizado há milénios como remédio natural. Conhecido pela sua actividade antioxidante e pelo seu efeito cardioprotector, esta deliciosa bebida poderia ser naturalmente benéfica para as mulheres após a menopausa. É o que revela um estudo publicado na célebre revista The American Journal of Clinicat Nutrtion1. Descubramos juntos os resultados promissores deste estudo de grande envergadura.

Um estudo de grande dimensão sobre mulheres saudáveis na pós menopausa

São inúmeros os estudos científicos publicados sobre o chá verde, sendo que vários deles haviam concluído que o consumo de chá verde poderia ser benéfico contra os riscos cardiovasculares. Esta acção positiva estaria associada à composição excepcional em catequinas – polifenóis conhecidos pelo seu forte poder antioxidante. De entre estas moléculas, o galato de epigalocatequina (EGCg) é um dos mais reconhecidos pelos seus benefícios para combater o stress oxidativo, os danos causados pelos radicais livres e o envelhecimento celular. Foi precisamente o efeito benéfico deste antioxidante natural que uma equipa de investigação americana quis avaliar junto de mulheres na pós menopausa e saudáveis. Para tal, os investigadores realizaram um estudo em dupla ocultação e controlado por placebo, envolvendo 1075 mulheres. Estas foram divididas em dois grupos: um grupo tomava um suplemento à base de um extracto de chá verde normalizado em catequinas e o segundo grupo tomava cápsulas de placebo. Os efeitos da toma deste suplemento de chá verde foram seguidos durante um ano pelos investigadores, que mediram a evolução dos índices de várias moléculas com interesse. Interessaram-se em particular pelos parâmetros lipídicos sanguíneos, tais como o índice de colesterol total circulante, o índice de colesterol HDL e o índice de triglicéridos. Com efeito, os investigadores desejavam verificar se as catequinas do chá verde poderiam ter um efeito positivo no perfil lipídico das mulheres na pós menopausa.

A eficácia do EGCg no perfil lipídico das mulheres pós-menopáusicas

No final das análises realizadas, os investigadores compararam os parâmetros sanguíneos de 936 mulheres pós-menopáusicas. Esta comparação evidenciou uma diferença significativa entre o perfil lipídico das mulheres que tomaram o suplemento com catequinas de chá verde e as do grupo de controlo por placebo. Os antioxidantes do chá verde, nomeadamente o EGCg, teriam de facto permitido uma diminuição de 2,1% no índice de colesterol total circulante nas mulheres pós-menopáusicas. Esta constatação era aliás mais significativa nas mulheres que apresentavam um índice elevado de colesterol total circulante antes do início da cura com chá verde. Além disso, os investigadores observaram que os índices de “colesterol mau” (colesterol LDL) haviam diminuído em média 4,1%, ao passo que os índices de “colesterol bom” (colesterol HDL) não pareciam ter sofrido qualquer alteração. Por essa razão, os investigadores concluíram que as catequinas do chá verde, nomeadamente o EGCg, seriam benéficas para melhorar o perfil lipídico nas mulheres pós-menopáusicas.

Uma vez mais, o chá verde confirma o seu interesse terapêutico para combater as doenças cardiovasculares. Se é verdade que as catequinas do chá verde estavam amplamente documentadas pelo seu poder antioxidante e respectivo efeito cardioprotector, este novo estudo mostra que estes polifenóis agiriam igualmente para melhorar o perfil lipídico. A toma de um suplemento de catequinas do chá verde revelou, com efeito, excelentes resultados para reduzir os índices de “colesterol mau” nas mulheres pós-menopáusicas. Para tirar o melhor partido possível das inúmeras virtudes das catequinas do chá verde, estes antioxidantes são propostos numa dosagem ideal em determinados complementos alimentares. É o caso da fórmula patenteada Sunphenon®, que contém um extracto de chá verde normalizado a 95% de EGCg.



> Fonte:
1. Hamed Samavat, April R Newman, Renwei Wang, Jian-Min Yuan, Anna H Wu, Mindy S Kurzer, Effects of green tea catechin extract on serum lipids in postmenopausal women: a randomized, placebo-controlled clinical trial, Am J Clin Nutr, 2 Novembro, 2016.
Encomendar o nutriente evocado neste artigo
Sunphenon® EGCg 240 mg

Extracto de chá verde (Camellia sinensis) normalizado a 95% de galato de epigalocatequina
Todo o poder do chá verde, de forma natural!

www.supersmart.com
Descubra também
12-11-2013
Melatonina: um sonífero natural
Finalmente, a União Europeia autorizou um produto natural que ajuda a dormir melhor: a melatonina. Na minha opinião, as pessoas que interditaram esta substância natural...
Saber mais
16-08-2017
A melatonina – uma hormona natural potente...
A melatonina é uma hormona natural produzida pela epífise cerebral. A toma de suplementos em melatonina alivia eficazmente os problemas relacionados com o sono. É...
Saber mais
10-06-2014
O DIM (di-indolilmetano) modula positivamente o metabolismo...
Os legumes crucíferos – brócolos, couves, couves-flor – estão na origem de potentes fitonutrientes capazes de modificar o metabolismo dos estrogénios tanto no homem como...
Saber mais

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar