Início   >  Coração & Circulação  >  Saúde cardiovascular – as...
20-03-2017

Saúde cardiovascular – as vantagens das bagas vermelhas e azuis

cardiovascular bagas Muito apreciadas pelo seu sabor e cor, as pequenas bagas vermelhas e azuis interessam igualmente a comunidade científica em virtude da sua composição. Com efeito, estas bagas possuem moléculas com interesse terapêutico: os antocianos ou antocianinas. Estas pertencem à grande família dos polifenóis – moléculas reputadas pelo seu elevado poder antioxidante. Muito estudadas nos últimos anos, as antocianinas já revelaram inúmeras vantagens para a saúde. Os investigadores atribuem-lhes nomeadamente uma actividade anti carcinogénica, antiangiogénica e antibacteriana, bem como uma acção para proteger o sistema cardiovascular. Foi precisamente este efeito protector que captou a atenção de uma equipa de investigadores chineses. Estes investigadores aprofundaram as pesquisas sobre os mecanismos de acção das antocianinas e avaliaram o respectivo interesse para lutar contra determinadas doenças cardiovasculares. Desvendados em 2016 na revista Nutrition & Metabolism1, os resultados do seu estudo são muito promissores e abrem belas perspectivas!

1. Prevenir as doenças cardiovasculares, uma parada alta para os investigadores

Números alarmantes sobre a saúde cardiovascular

Estes novos resultados inscrevem-se num contexto marcado por um número crescente de estudos sobre a saúde cardiovascular. A razão? As doenças cardiovasculares integram as primeiras causas de mortalidade no mundo. Em 2015 a Organização Mundial da Saúde estimava que as patologias cardiovasculares seriam responsáveis por 17,5 milhões de mortes por ano2. Por isso multiplicam-se os estudos científicos para trazer novas soluções de prevenção e de tratamento para lutar mais eficazmente contra estas doenças. A este título, os investigadores chineses interessaram-se por uma doença cardiovascular frequente: a aterosclerose. Esta deve-se a uma acumulação de lípidos ao nível das artérias. Ao aglomerar-se, os lípidos podem progressivamente formar placas de aterosclerose, também denominadas ateromas3. Afectando a circulação sanguínea, estas podem igualmente conduzir à obstrução total ou à ruptura das artérias. Apesar de a sua evolução ser apresentada como lenta, esta doença pode acarretar complicações graves para a saúde. A prevenção é, por conseguinte, uma parada alta para lutar contra a aterosclerose. Felizmente, os investigadores têm várias pistas para limitar o surgimento desta doença. Entre elas, os investigadores chineses avaliaram o interesse das antocianinas para limitar os factores de risco cardiovascular.

Inúmeros factores de risco cardiovascular

Apesar de certos casos de aterosclerose poderem ser explicados por uma predisposição genética, foram identificados vários factores de risco. Hipertensão, diabetes, hiperlipidemia, hipercolesterolemia, obesidade, tabagismo, sedentariedade… muitos factores que podem prejudicar a saúde cardiovascular, potenciando o risco de desenvolvimento de uma aterosclerose. A Organização Mundial da Saúde estima que a maioria das doenças cardiovasculares poderia ser evitada combatendo os factores de risco. Além das campanhas de informação e de prevenção, os investigadores trabalham na elaboração de estratégias nutricionais e terapêuticas para limitar o número de casos. De entre as soluções avaliadas pelos investigadores, as antocianinas poderiam constituir uma pista séria!

2. Resultados promissores nos casos de toma de suplementos de antocianinas

Avaliação do interesse das antocianinas em caso de hipercolesterolemia

Durante o estudo realizado entre 2008 e 2010, a equipa de investigadores seguiu 146 pacientes, de idades compreendidas entre 40 e 65 anos, com hipercolesterolemia, ou seja, níveis elevados de colesterol no sangue. Para avaliar os efeitos da toma de um suplemento de antocianinas, estes pacientes foram repartidos por dois grupos: um grupo que tomava um suplemento de antocianinas com uma dosagem diária de 320 mg e um grupo de controlo, que consumia cápsulas de placebo, sem quaisquer antocianinas. Durante o estudo, os cientistas seguiram a evolução de diferentes parâmetros como os níveis de lípidos no sangue e a presença de marcadores e moléculas inflamatórias. De entre estas últimas, as quimiocinas captaram particularmente a atenção dos investigadores. Na verdade, estas moléculas do sistema imunitário são conhecidas por estarem envolvidas na reacção inflamatória que está na origem da aterosclerose.

Evidência da acção das antocianinas nas quimiocinas

Durante a análise dos resultados, os investigadores compararam as medições feitas antes do início do estudo com os dados obtidos após 12 e 24 semanas de toma do suplemento. Antes da cura, todos os pacientes apresentavam um nível semelhante de quimiocinas. Após 12 semanas de toma do suplemento, as concentrações plasmáticas em quimiocinas CXCL5 e CXCL8 haviam diminuído ligeiramente nos sujeitos que tomavam as antocianinas. Este resultado revelou-se ainda mais significativo ao fim das 24 semanas de toma do suplemento. Na realidade, os investigadores constataram uma redução significativa das concentrações plasmáticas em inúmeras quimiocinas, como CXCL7, CXCL5, CXCL8, CXCL12, e CCL2. Sabendo que as quimiocinas estão associadas ao desenvolvimento da aterosclerose, estes resultados são muito encorajadores.

Outras acções benéficas das antocianinas

Além de induzirem uma diminuição das quimiocinas, as antocianinas poderiam ter igualmente um impacto nos marcadores inflamatórios e nos parâmetros lipídicos. Comparativamente ao grupo de controlo, os sujeitos que tomaram o suplemento de antocianinas apresentavam uma concentração mais baixa de determinados marcadores inflamatórios, como a proteína C reactiva ou a interleucina 1. Além disso, a toma do suplemento de antocianinas parece ter um efeito positivo nos níveis de colesterol. No final do estudo, os investigadores observaram de facto uma melhoria no índice de colesterol bom (HDL), que passou em média de 1,22 mmol/L para 1,37 mmol/L nos sujeitos que tomaram o suplemento. Inversamente, o índice de colesterol mau (LDL) baixou nestes pacientes. Este índice passou em média de 3,36 mmol/L para 3,01 mmol/L. Isto equivale a dizer que as antocianinas se poderiam tornar aliadas preciosas na prevenção das doenças cardiovasculares e na luta contra a hipercolesterolemia.

Estes novos resultados vêm juntar-se aos de inúmeros estudos realizados sobre as antocianinas, como o testemunha o nosso artigo sobre os seus benefícios publicado desde o início dos anos 2000. Tudo leva a crer que as antocianinas extraídas das bagas poderiam ter um efeito protector para o sistema cardiovascular. Para tirar o melhor partido possível dos seus benefícios, foram formulados complementos alimentares especificamente para fornecer um concentrado de antocianinas. Tal é possível graças à utilização de uma mistura patenteada Optiberry®, obtida a partir de uma mistura de vários extractos de bagas: arandos, mirtilos, airelas, morangos, framboesas e sabugueiro.


> Fontes:
1. Xiandan Zhang, Yanna Zhu, Fenglin Song, Yanling Yao, Fuli Ya, Dan Li, Wenhua Ling, Yan Yang, Effects of purified anthocyanin supplementation on platelet chemokines in hypocholesterolemic individuals: a randomized controlled trial, Nutrition & Metabolism, 2016, 13:86.
2. Organisation Mondiale de la Santé (OMS), Maladies cardiovasculaires, Aide-mémoire, Janvier 2015.
3. Institut national de la santé et de la recherche médicale (Inserm), Athérosclérose, Dossier réalisé en collaboration avec Xavier Jeunemaitre, Février 2014.
Descubra também
07-06-2016
Este nutriente rejuvenesce a pele e as...
Imagine um alimento natural que impede que a pele enrugue, se distenda e envelheça, tanto no rosto (pálpebras, faces, lábios) como nas coxas ou sob...
Saber mais
22-05-2017
Uma associação eficaz contra o colesterol "mau"
cholesterol - Aloe Vera - ProbiotiquesUma equipa de investigação indiana acaba...
Saber mais
04-09-2019
Vasos sanguíneos rejuvenescidos 20 anos com este...
Um estudo publicado no Hypertension , o jornal da American Heart Association, traz novas provas da eficácia deste complemento alimentar para diminuir o risco de...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar