Início   >  Nutricosméticos  >  A toma de um...
04-03-2019

A toma de um suplemento em vitamina D para tratar o eczema atópico

eczema vitaminD Essencial ao bom funcionamento do organismo, a vitamina D é conhecida principalmente pelo seu papel vital para a mineralização dos ossos, das articulações e dos dentes. Contudo, conhecemos muitas vezes menos a sua acção ao nível do sistema imunitário. É, aliás, essa a razão pela qual a vitamina D suscita o interesse dos investigadores na prevenção e no tratamento de alergias ou de certas formas de eczema. Na verdade, existem inúmeros estudos que se focaram no interesse da toma de um suplemento de vitamina D para o tratamento do eczema atópico, uma forma específica de eczema. É o que resume de forma detalhada uma análise publicada em 2016 na revista científica Nutrients1.

Uma alternativa promissora para tratar o eczema atópico

O eczema é uma doença frequente da pele que pode apresentar-se com diferentes formas. De entre essas formas, a dermatite atópica, ou eczema atópico, constitui uma forma frequente que afecta 5% a 20% das crianças e 1% a 3% dos adultos em todo o mundo2. A dermatite atópica define-se como uma doença inflamatória crónica que se caracteriza por uma secura cutânea significativa e lesões inflamatórias. Manifesta-se por erupções cutâneas vermelhas e escamosas, bem como por pruridos. Fragilizada, a pele fica então mais sensível às agressões exteriores como as infecções bacterianas. Para combater esta doença, existem actualmente vários tratamentos como cremes e comprimidos à base de corticóides. Estes produtos que permite reduzir a inflamação podem, no entanto, provocar efeitos secundários em determinados pacientes. A descoberta dos efeitos benéficos da toma de um suplemento em vitamina D poderia constituir uma alternativa simples e inócua para tratar o eczema atópico.

Os resultados favoráveis para a toma de um suplemento de vitamina D em caso de eczema atópico

Vários estudos revelaram uma melhoria significativa do eczema atópico graças à toma de um suplemento de vitamina D. É o que indica a análise completa realizada por uma equipa de investigadores da Universidade de Konkuk, na Coreia do Sul1. Neste estudo, os investigadores recolheram inúmeros dados sobre os índices no soro humano de 25-hidroxi-vitamina D. Trata-se de uma forma de vitamina D cujos índices são medidos para prevenir ou confirmar uma carência em vitamina D. Comparando os índices entre sujeitos saudáveis e pacientes com uma dermatite atópica, os investigadores mostraram que os sujeitos doentes apresentavam um índice mais baixo de 25-hidroxi-vitamina D do que os indivíduos saudáveis. Notaram uma diferença média de 2,03 ng/mL em todas as idades. Nas crianças, a diferença entre os níveis de vitamina D era ainda mais acentuada, com uma média de 3,03 ng/mL. Tendo em conta estes resultados, os autores do estudo desejaram avaliar o impacto da toma de um suplemento de vitamina D em caso de dermatite atópica. Para tal, utilizaram resultados obtidos graças às medidas “Scoring Atopic Dermatitis (SCORAD)” e “Eczema Area and Severity Index (EASI)”, que permitem avaliar a gravidade da dermatite atópica. Os seus trabalhos permitiram concluir que a toma de um suplemento em vitamina D poderia permitir diminuir a gravidade da dermatite atópica.
Esta análise confirma assim o interesse crescente dos investigadores pela toma de um suplemento em vitamina D para aliviar os sintomas do eczema atópico.



Fontes:
(1) Min Jung Kim, Soo-Nyung Kim, Yang Won Lee, Yong Beom Choe and Kyu Joong Ahn, « Vitamin D Status and Efficacy of Vitamin D Supplementation in Atopic Dermatitis: A Systematic Review and Meta-Analysis », Nutrients, 2016, 8(12), 789.
(2) Williams H, Robertson C, Stab://%20[%20Portugais%20]%20/tewart A, Ait-Khaled N, Anabwani G, Anderson R, Asher I, Beasley R, Bjorksten B, Burr M, et al., « Worldwide variations in the prevalence of symptoms of atopic eczema in the international study of asthma and allergies in childhood » J. Allergy Clin. Immunol, 1999, 103, 125–138.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Vitamin D3 5000 UI

Para compensar os perigosos défices de vitamina D
Vitamina lipossolúvel na forma oleosa = melhor biodisponibilidade

www.supersmart.com
Vitamin D3 1 000 UI

Actualmente são necessárias, pelo menos, 1000 UI diárias para indivíduos saudáveis.

www.supersmart.com
Vitamin D3 Spray 2000 IU

Na sua forma de mais fácil absorção para prevenir as doenças crónicas

www.supersmart.com
Descubra também
28-06-2017
Nutrição – como alimentar bem o seu...
Verdadeiro centro de controlo do nosso sistema nervoso central, o nosso cérebro tem de tratar diariamente milhões de informações. Face a este fluxo permanente de...
Saber mais
13-02-2018
Vitamina C – Linus Pauling tinha razão?
Confiaria num homem que recebeu dois prémios Nobel em duas categorias diferentes ao longo da sua vida? É muito provável que sim, pois é o...
Saber mais
30-04-2018
Um grupo de investigadores descobre a razão...
Um estudo publicado recentemente no The Journal of the American Osteopathic Association mostra que a vitamina D não pode ser correctamente utilizada pelo organismo quando...
Saber mais

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar