Início   >  Visão e Audição  >  Só para os seus...
11-07-2016

Só para os seus olhos

Não espere até começar a perder a visão para se preocupar com os seus olhos. E se vir manchas escuras ou a sua visão diminuir, reaja ainda mais rápido.

Existem duas ameaças principais para os olhos: as cataratas e a degenerescência macular associada à idade ou DMLA.

As cataratas surgem quando o cristalino, a pequena lente oval situada por trás da pupila, perde transparência. Quando o cristalino se torna opaco, os raios de luz chegam com mais dificuldade à retina.

Surgem então manchas acinzentadas no seu campo de visão. O termo “catarata” deriva desta impressão de ver através de uma queda de água. As cataratas podem ser corrigidas por cirurgia (250 000 operações por ano em França, ou seja o acto cirúrgico mais praticado).

A degenerescência macular associada à idade (DMLA) , pelo contrário, é uma doença perigosa que afecta a retina e leva a uma perda progressiva da visão. Em 2007, estimava-se em 608 000 o número de pessoas atingidas por esta doença na França metropolitana, ou seja, cerca de 3% dos 21 milhões de franceses com mais de 50 anos de idade. Até à data, a cirurgia não produziu resultados convincentes nem duradouros.

Um simples incómodo no início, a desfocagem causada pela DMLA não tarda a incomodá-lo nas suas actividades diárias, como ler um cartaz ou instruções de utilização. De seguida, surge o risco de acidentes rodoviários porque não vê um sinal de trânsito ou as quedas porque falha um degrau ou a borda do passeio. Pode também cometer um erro fatal quando, por exemplo, não consegue ler claramente as indicações de um medicamento.

Mas são também os grandes prazeres da sua vida que se evaporam com a visão: quando ler um livro, jardinar, tricotar, maravilhar-se com o espectáculo da natureza, parar diante de uma paisagem, visitar uma exposição deixam de lhe proporcionar felicidade porque não consegue ver os pormenores; quando até os rostos dos seus entes queridos ou o sorriso de uma criança apenas lhe surgem envoltos num nevoeiro; quando deixar de conseguir realizar tarefas que impliquem manusear pequenos objectos ou fazer gestos precisos; aperceber-se-á nessa altura que a própria fonte viva da existência lhe escapa.
Para reduzir estes riscos, deve portanto preocupar-se em “alimentar” os seus olhos.

Os seus olhos: o órgão mais agredido

Os olhos são um dos órgãos mais atacados no seu organismo, sobretudo na actualidade, com a utilização generalizada dos ecrãs luminosos (computadores ou Smartphone) e a poluição.

Na verdade, os seus olhos são uma máquina que concentra a luz, graças a um engenhoso arranjo de córnea, íris, cristalino, retina e mácula.

Tal permite-lhe ver uma incrível profusão de pormenores do seu ambiente, tanto próximo como distante; estima-se que 80% das nossas percepções sensoriais derivam da visão! Mas tem noção que estas quantidades enormes de luz incidem todas numa superfície de escassos centímetros quadrados no fundo do seu olho, a retina, e mais especificamente, numa zona minúscula chamada "mácula", que é responsável pela visão central. É a mácula que lhe permite ver as formas, as cores e os pormenores de forma clara e nítida.

A sua retina e a sua mácula estão cobertas de células. Essas células têm a forma de cones e bastonetes; os bastonetes permitem ver a preto e branco e os cones permitem ver a cores.

Quando estas células são bombardeadas todo o dia por partículas de luz altamente energéticas, os fotões, podem acabar por se danificar. Os cones e os bastonetes podem morrer e é nessa altura que a sua visão fica desfocada.

Mas não precisa de esperar de braços cruzados que a fatalidade se abata sobre si.

A degenerescência macular pode ser atrasada

A natureza produz substâncias de origem vegetal e animal que podem ajudá-lo a tratar dos seus olhos. Não lhe vou dizer que estas substâncias lhe garantirão uma visão de falcão até aos 90 anos. Mas:
    • se ainda não tem problemas de visão;
    • se tem mais de 55 anos e, sobretudo, se é mulher;
    • ou se tem degenerescência macular ou cataratas numa fase inicial,
então pode fazer hoje algumas coisas que evitarão muitos dissabores futuros:

Seis estratégias para proteger os seus olhos de forma natural

Independentemente do que lhe diz o seu médico, existem meios de proteger os seus olhos:
- Deixar de fumar: todo o fumo que entra no seu corpo, incluindo os gases de escape, leva consigo biliões de radicais livres, moléculas agressivas capazes de danificar ou destruir as suas células. As células da sua retina e da sua mácula são particularmente sensíveis aos radicais livres, pois a sua intensa exposição à luz já lhes impõe uma pressão permanente. Não a agrave com o fumo de cigarro;

- Vigie a sua tensão arterial: o seu olho está coberto de vasos sanguíneos microscópicos, os capilares, que irrigam as células da visão. Se a sua tensão arterial for muito alta (e lembre-se que não tem meio de o saber a não ser que a meça regularmente) os seus capilares vão sofrer danos;

- Atenção ao nível de açúcar no sangue: um nível excessivo de glicose no sangue danifica gravemente os capilares. É por esta razão que os diabéticos correm um grave risco de ficarem cegos, ou mesmo sofrerem amputações, quando os seus vasos sanguíneos são destruídos e os membros deixam de receber irrigação sanguínea;

- Coma muitos legumes verdes, em especial couve verde frisada, espinafres e brócolos; estudos realizados mostraram que esta dieta melhora a visão, dado que estes legumes são ricos em carotenóides, em especial luteína e zeaxantina;

- Aumente o aporte em omega 3 consumindo mais peixes gordos ou tomando suplementos de omega 3. Um estudo publicado em Agosto de 2001 na revista Archives of Ophtalmology demonstrou que uma alimentação bem equilibrada em omega 3 melhora a visão.

- Coma pequenos frutos vermelhos: groselhas, mirtilos, amoras. São ricos em antocianinas, pigmentos que actuam como o “protector solar” para as células, protegendo-as dos danos causados pela absorção de raios azuis-verdes e ultravioleta.

Os indivíduos com mais de 50 anos que temem pela evolução da sua visão devem ponderar começar a tomar complementos alimentares.

Actualmente, estão disponíveis vários produtos muito inovadores. Contêm antioxidantes lipossolúveis e hidrossolúveis. De seguida já vai compreender:

No centro do seu dispositivo, dois antioxidantes

Os antioxidantes são moléculas que destroem os radicais livres que danificam ou destroem as suas células.

Os antioxidantes que actuam nos seus tecidos adiposos (gordos) devem ser lipossolúveis, ou seja, solúveis nos lípidos (gorduras). Os que actuam nos seus tecidos aquosos (não gordos) devem ser hidrossolúveis, ou seja, solúveis na água.

Para proteger as diferentes partes vitais dos seus olhos, necessita de antioxidantes lipossolúveis e hidrossolúveis.

De entre os antioxidantes lipossolúveis que poderiam proteger os seus olhos, os dois mais importantes são: a luteína e a zeaxantina.

Dois escudos para a saúde dos seus olhos

A luteína e a zeaxantina são compostos denominados xantofilas, pigmentos amarelos que encontramos naturalmente em muitas plantas e legumes. Contudo, a luteína tem um aspecto laranja-vermelho quando é muito concentrada.

Na natureza, a luteína e a zeaxantina servem para absorver a luz excessiva que poderia danificar as plantas, em especial os raios altamente energéticos da luz solar azul.

No ser humano, a luteína e a zeaxantina alimentares concentram-se, sem que saibamos exactamente como, na mácula do olho, conferindo à mácula uma cor amarela.

Parecem ter uma importante função antioxidante para proteger as células do olho contra os efeitos destruidores dos radicais livres, em particular contra a degenerescência macular:

- Trabalhos de investigação publicados em Nutrition & Metabolism concluíram que a luteína e a zeaxantina aumentam a densidade óptica dos pigmentos maculares no olho, na maioria dos sujeitos. Estes pigmentos maculares são considerados como protectores contra a degenerescência macular;
- Estudos publicados nas revistas científicas American Journal of Epidemiology, Ophthalmology and Archives of Ophthalmology constataram que um nível mais elevado de luteína e de zeaxantina na dieta alimentar está associado a uma menor incidência de degenerescência macular;
- Estudos publicados na revista Investigative Ophthalmology and Visual Science constataram que os olhos que contêm o nível mais elevado de pigmentos maculares são menos susceptíveis de ter ou desenvolver uma degenerescência macular;
- Num artigo de investigação publicado na revista Archives of Biochemistry and Biophysics em Abril de 2010, os autores do estudo concluíram que a luteína e a zeaxantina filtram a luz de onda curta e impedem ou reduzem a formação de radicais livres no epitélio pigmentado da retina e na coróide (a camada vascular do olho). Sugerem igualmente que uma mistura de xantofilas é mais eficaz do que uma só, na mesma concentração.

Actua também contra as cataratas

Além de proteger a retina, a luteína e a zeaxantina poderiam também reduzir o risco de cataratas.

Estudos recentes publicados na revista Archives of Ophthalmology concluíram que uma dieta alimentar rica nestes dois compostos bem como em outros carotenóides está associada a um risco mais fraco de cataratas nas mulheres.

Reforce o efeito antioxidante

Mas tomar simples complementos alimentares de luteína e zeaxantina apenas representa o mínimo sindical.

Pode reforçar o efeito antioxidante destas substâncias tomando em simultâneo outros antioxidantes naturais como, nomeadamente, a vitamina C, o betacaroteno, a vitamina E e o selénio. O Glutatião e o ácido R-lipóico são igualmente muito úteis. Tudo o que contribui para combater os radicais livres e proteger os seus vasos sanguíneos é bom para os seus olhos.

Os benefícios do mirtilo

Além disso, a sabedoria popular diz que os mirtilos permitem tratar os problemas da circulação venosa e certas doenças do olho, nomeadamente, a retinopatia diabética, o glaucoma e as cataratas. Muitos médicos recomendam aos seus pacientes extractos de mirtilos para melhorar a visão.

Conta-se também que, durante a segunda Guerra Mundial, os pilotos da Royal Air Force britânica comiam mirtilos para combater a ofuscação e sobretudo ver melhor durante a noite (a maioria das missões eram nocturnas, para escapar aos tiros das anti-aéreas). Os ensaios clínicos realizados após a Guerra não confirmaram estes efeitos, mas é preciso não esquecer que esses ensaios incidiram em pessoas que já tinham uma visão normal e que, portanto, tinham poucas possibilidades de melhorar ainda mais. A acção dos extractos de mirtilo para aliviar a fadiga visual foi, pelo contrário, bem demonstrada.

As propriedades medicinais do mirtilo prendem-se com o seu elevado teor em pigmentos da família dos antocianósidos e em flavonóis, um tipo de flavonóides de que faz parte a quercetina.

Actualmente, nos Estados Unidos, as groselhas são objecto de um interesse crescente na prevenção das doenças dos olhos, graças ao seu elevado teor em antocianinas (190 a 270 mg por 100 g), um potente antioxidante.

Trata-se de uma razão adicional para consumir diariamente muitos frutos vermelhos. Pode também tomar diariamente, a título preventivo, uma fórmula que forneça tanto extractos de mirtilo e groselha, luteína e zeaxantina, como outros antioxidantes protectores.
Encomendar os nutrientes evocados neste artigo
Bilberry Extract

Um extrato de mirtilo para melhorar a microcirculação sanguínea e a fadiga visual

www.supersmart.com
Macula Plus

Fórmula melhorada
Protecção visual e macular reforçada
Biodisponibilidade e estabilidade máximas

www.supersmart.com
OptiVision

Nova fórmula mais completa e potente, para uma protecção avançada e sinérgica da função visual.

www.supersmart.com
Descubra também
10-10-2016
As incríveis virtudes polivalentes da curcuma (2/2)
Na Índia, a curcuma é utilizada para tratar toda uma variedade de indisposições incluindo problemas gastrointestinais, problemas inflamatórios, dores de cabeça, infecções ou constipações. É...
Saber mais
08-05-2019
As cenouras preservam a sua visão, mas...
Apesar de estar comprovado que os frutos e legumes de cor vermelha e laranja, como a cenoura, a batata-doce e o tomate, reduzem o risco...
Saber mais
26-04-2017
Bagas de espinheiro – super frutos com...
Conhece as bagas de espinheiro? Desde o início do novo milénio, a preferência por estes bagas laranja não pára de crescer, a tal ponto que...
Saber mais
Siga-nos
Seleccione o idioma à sua escolha
ptfrendeesitnl

Gratuito

Obrigado pela sua visita; antes de partir

INSCREVA-SE NO
Club SuperSmart
E beneficie
de vantagens exclusivas:
  • Gratuito: a publicação científica semanal "Nutranews"
  • Promoções exclusivas para membros do clube
> Continuar